Destino frequente de turistas durante todo o ano, Gramado também é palco da principal feira nacional de profissionais do setor. Até domingo, a cidade sedia o 26º Festival do Turismo, que nesta edição conta com 400 expositores. No último ano, cerca de 14 mil pessoas - na maioria, operadores e agentes de viagens - passaram pelo Serra Park para conhecer e negociar os novos roteiros turísticos e tendências do segmento.
>> GALERIA DE FOTOS: Confira mais imagens do Festuris
A recepção dos visitantes neste ano foi aprimorada. O sistema de ar-condicionado nos pavilhões do complexo acaba de ser inaugurado, o que garante mais conforto entre os 20 mil metros quadrados de evento.
Outra novidade do festival é o Buyers Club, ferramenta que promete potencializar o fluxo de negócios gerados no evento. Por meio dele, os expositores podem disponibilizar a sua agenda virtualmente para os visitantes interessados marcarem reuniões.
Além da inovação, o foco do Festuris neste ano é o turismo de entretenimento. O segmento tem um salão próprio na feira, já que cada vez mais cidades do mundo vêm faturando bilhões com parques temáticos e atrativos na área.
O enoturismo é outro setor que conta com um espaço próprio no festival. O 3º Salão de Enoturismo apresenta uma série de municípios que contemplam roteiros para o segmento que já representa 15% das receitas das vinícolas gaúchas.
- Trata-se de um canal com diferentes funções: promoção, fortalecimento da marca e venda direta ao consumidor. A tendência é que o enoturismo continue crescendo - destaca o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Paviani.
A programação do Festuris, vale lembrar, vai além da feira de negócios. Palestras e painéis também são realizados com o tema central Inovação, tecnologia e entretenimento: impactos e resultados nos negócios turísticos até este sábado, no Palácio dos Festivais.
Para acompanhar as novidades e programação do festival, o visitante pode acessar o site www.festivalturismogramado.com.br ou baixar o aplicativo do evento. A ferramenta está disponível tanto para IOS como para Android.
Mão de obra
O diretor do Festuris Eduardo Zorzanello ressalta que o festival prioriza a contratação de mão de obra local e gera 150 empregos diretos e 600 indiretos.