Agências de sete dos 13 municípios que integram a base do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e região aderiram à greve nacional da categoria nesta quarta-feira. Balanço divulgado pela entidade por volta das 15h30min contabiliza 38 unidades paradas.
As mobilizações envolvem bancos de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Pádua, Garibaldi, Gramado e Canela. Em Caxias do Sul, a maior adesão é de servidores do Banrisul, com oito unidades paradas.
De acordo com o sindicato, os bancários aguarda nova reunião com os bancos para dar continuidade à negociação salarial e de condições de trabalho. A última reunião, no dia 27 de setembro, a Fenaban ofereceu 7,35% (0,94% de aumento real) para os salários e demais verbas salariais e de 7,5% para 8% (1,55% acima da inflação) e não houve avanço quanto a questões referentes ao assédio moral e metas abusivas cobradas dos trabalhadores.
Agências paralisadas em Caxias e região
>> Banrisul
Agência central, na Sinimbu, tem paralisação parcial. Estão em greve as unidades São Pelegrino, Alfredo Chaves, Capuchinhos, Lourdes, Pio X, Praça da Bandeira, Galópolis, e Fazenda Souza, além do PAB Mart Center, todas em Caxias do Sul. Também estão em greve as agências de Farroupilha (parcial), Ipê (parcial), Flores da Cunha, Gramado e Nova Pádua.
>> Caixa Econômica Federal
Em Caxias, estão paralisadas as agências Centro, Capuchinhos, Lourdes, 20 de Setembro, Pio X, Iguatemi, Gerência Executiva Habitação (Gihab), e Gerência de Governo (Gigov). Também aderiram à greve agências em Canela, Gramado, Flores da Cunha, São Marcos e Garibaldi.
>> Santander, Itaú e Bradesco
Três agências de cada banco localizadas na área central de Caxias do Sul seguem em greve.
>> Banco do Brasil
Em Caxias, a agência Lourdes tem funcionamento parcial; nos municípios de Flores da Cunha e Gramado, as agências estão paralisadas.