A vocação empreendedora, característica essencial para qualquer pessoa que busca abrir um negócio, não costuma mais ser elemento suficiente para se manter competitivo no mercado. É preciso também ter conhecimento técnico e tecnológico para se destacar.
Para trabalhar justamente nesse sentido, a Ftec inaugurou na última semana o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Ciem). Neste ano, o espaço será destinado a alunos da instituição (além de alguns bolsistas), mas a partir de 2015 a comunidade em geral e as empresas também poderão fazer parte da iniciativa.
- Esse tipo de conceito é tendência em países que trabalham muito a inovação. Muitas vezes o que difere um empreendedor do outro é somente o preço do produto que eles vendem. Quando a parte tecnológica é explorada, vira um diferencial bem mais interessante - destaca Evandro Schenal, diretor do Ciem.
Ao todo, o centro deve oferecer quatro módulos de treinamento: modelagem e prototipagem, modelo de negócio, noções de TI e eletroeletrônico. Os cursos de cerca de 90 horas, porém, servem apenas para os participantes terem a base dos assuntos, já que o diretor do Ciem ressalta que o diferencial do Ciem é outro:
- A ideia é que se crie uma maneira diferente de pensar e de empreender. Que as pessoas consigam resolver uma dor do mundo, ou seja, busquem uma solução para um problema com foco na inovação. Para isso, temos também ambientes para discussões e estudos compartilhados - explica.
Estimular projetos tecnológicos move também a economia. Atualmente, lembra Schenal, o Brasil circula entre a sexta e sétima maior economia do mundo, enquanto não está nem entre as 50 nações que mais investem em inovação.
- Conforme avançarmos nesse ranking, certamente melhoraremos nossa posição em outros levantamentos importantes, como exportações e PIB - avalia.
Detalhes sobre o Ciem podem ser conferidos no www.ftec.com.br/ciem. As primeiras aulas iniciam em 27 de outubro.
Inovação
Ftec, de Caxias, inaugura centro que busca desenvolver projetos com alto potencial de crescimento
Noções de empreendedorismo serão trabalhadas juntamente com conhecimentos técnicos e tecnológicos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: