Como a convenção dos comerciários de lojas e de supermercados tinha validade até julho e a nova negociação do dissídio ainda não está fechada, o Sindicomérciários de Caxias do Sul orienta que os funcionários não trabalhem no feriado deste domingo, sete de setembro.
O trabalho em domingos é liberado, mas, aos feriados, só pode ocorrer após ser acordado em dissídio. O gerente regional do Ministério do Trabalho, Vanius Corte, afirma que o órgão irá fiscalizar denúncias do sindicato de locais que abrirem com mão de obra de trabalhadores neste feriado. Se for confirmada a irregularidade, a empresa poderá receber um auto de infração e ter um prazo para se defender. Após, poderá ser multada.
Os dissídios em questão valem para comerciários de lojas de rua e de shoppings e para trabalhadores de mercados. No caso dos shoppings, os funcionários de praça de alimentação e de cinemas são representados por outros sindicatos e podem trabalhar em feriados. O Sindigêneros, sindicato patronal que representa os mercados, orienta que a população antecipe as compras nesta sexta ou sábado, porque, no domingo, apenas mercados em que os proprietários trabalharem poderão abrir. O Sindilojas ainda analisa a questão com o departamento jurídico e deve ter um posicionamento pela tarde.
O Shopping San Pelegrino anuncia abertura da Praça de Alimentação das 10h às 22h, e do cinema, das 13h às 22h. Já as lojas terão abertura opcional, no caso de proprietários abrirem os estabelecimentos. O Shopping Iguatemi diz que ainda negocia com o sindicato como será o funcionamento no domingo e que, assim que houver uma definição, irá divulgar os horários de cada setor.
A data-base do dissídio é 1º de julho. O Sindicomerciários pediu um reajuste de 8,5% nos salários. Nas negociações mais recentes, o Sindilojas ofereceu 7,5% e o Sindigêneros, 6,9%. Ainda não houve acordo.