Cidades da Serra que têm vocação turística vivem durante o inverno, que começa às 7h51 deste sábado, o período de alta temporada. Em Gramado, a estação é responsável pela ocupação de 100% da rede hoteleira pelo menos até agosto.
- É nossa altíssima temporada - celebra a secretária municipal de Turismo, Rosa Helena Pereira Volk. Ela diz que a cidade está preparada para o inverno, referindo-se não só às ofertas gastronômicas e às atrações turísticas, mas também aos sistemas de calefação e às lareiras que os hotéis proporcionam.
- Aqui os turistas de inverno não passam frio - brinca.
De junho a agosto a cidade deve receber 600 mil visitantes por mês, que serão responsáveis em aumentar em até 30% a arrecadação de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
Em Bento Gonçalves, a expectativa maior é voltada ao Vale dos Vinhedos, que neste ano espera receber 30% a mais de turistas do que no ano passado, quando foram estimados 75 mil visitantes durante o inverno. A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) aposta as fichas no atendimento personalizado.
- Temos a beleza do lugar, a qualidade dos vinhos, mas queremos ser reconhecidos por bem atender, conquistar o turistas e fazer com que ele saia pensando em voltar -comenta Juarez Valduga, presidente da Aprovale, entidade com 26 vinícolas associadas e 43 empreendimentos de apoio ao turismo, entre hotéis, pousadas, restaurantes, artesanato, queijarias e antiguidades.
Valduga diz que a maioria dos estabelecimentos do Vale está ajustando o horário de atendimento, prorrogando o tempo de portas abertas.
- No inverno não podemos nos basear no pôr-do-sol, porque escurece mais cedo. Temos que ampliar o tempo de atendimento.
Inverno 2014
Alta temporada do turismo começa neste sábado na Serra
Estação movimenta a economia de cidades como Gramado e Bento Gonçalves
GZH faz parte do The Trust Project