A emenda dos feriados de Páscoa e de Tiradentes que ocorreu neste ano prejudicou os resultados dos supermercados gaúchos. Conforme dados da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), as vendas para a data festiva estiveram no mesmo patamar do ano passado. A estagnada, acredita Antônio Cesa Longo, ocorreu em função do distanciamento das famílias devido ao feriadão, já que estima-se que pelo menos 30% dos gaúchos viajaram no final de semana prolongado e o destino de muitos foi fora do Estado.
O destaque deste ano nos supermercados foram os ovos de chocolate mais caros, com valores acima de R$ 25. O item respondeu por 40% da procura, sendo que em 2013 representou apenas um quinto dos ovos vendidos.
- Os brinquedos e personagens licenciados estão em 9 em cada 10 ovos dados às crianças. Há alguns anos, cada criança ganhava de três a quatro ovos de Páscoa. Hoje, recebe somente um ou dois presentes de maior valor agregado - destaca Longo.
Segundo a Agas, cerca de 30% das vendas de Páscoa ocorreram no sábado que antecedeu a data festiva, o que reforça a teoria de que o setor foi mesmo prejudicado pelos gaúchos que viajaram no feriadão. Estima-se que 3% dos estoques de ovos de chocolate devem ser vendidos nesta semana, já que alguns consumidores costumam aproveitar as liquidações pós-Páscoa para comprar chocolate.
Coelho tímido
Vendas de Páscoa nos supermercados gaúchos "empatam" com ano passado
Calendário de feriados seguidos prejudicou o setor, já que afastou parte dos gaúchos do Estado
GZH faz parte do The Trust Project