As desvantagens que serão encontradas neste final de semana por quem deixou as compras de Páscoa para a última hora são previsíveis: filas nos caixas, menos opções de marcas de ovos de chocolate e escassez de itens nas gôndolas. Se o estresse deve ser maior nesse período, por outro lado, os gastos dos atrasadinhos podem ser menores: parte dos supermercados está liquidando os produtos que sobraram nas parreiras de chocolate.
Além de descontos, alguns estabelecimentos também apostam em estratégias que estimulam a compra de mais de um item, como "leve dois ovos e ganhe uma barra de chocolate". As liquidações nesta época, conta Eduardo Luis Slomp, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros), já são consideradas praxe no comércio caxiense.
- O consumidor deve encontrar muitas ofertas de chocolate no final de semana. Claro que algumas opções e marcas já estão esgotadas, mas a ideia é liquidar o que sobrou. Não tem porque guardarmos chocolate - destaca Slomp.
Embora os descontos no final de semana de Páscoa sejam chamariz antigo dos supermercadistas, neste ano eles têm também a finalidade de atrair os consumidores em um período do mês considerado fraco.
- O final de semana que cai por volta do dia 20 costuma ser o mais fraco, então os supermercadistas estão investindo bastante em condições de pagamento diferenciadas, como parcelamento em várias vezes, além de ofertas atrativas - garante Slomp.
O calendário desfavorável acabou resultando em projeções contidas de crescimento para o setor. Segundo a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), os supermercadistas esperam uma alta de apenas 2% em relação ao ano passado.
Descontos para os atrasadinhos
Quem deixou as compras de Páscoa para a última hora deve encontrar filas em Caxias, mas também liquidações
Neste ano as promoções têm a finalidade de atrair os consumidores em um período do mês considerado fraco
GZH faz parte do The Trust Project