Já faz tempo que os consumidores não levam para casa apenas chocolate a cada período de compras para a Páscoa. Isso porque as fábricas buscam cada vez mais oferecer atrativos acoplados ao produto. Nos supermercados, há itens para encher o paladar e os olhos, como chocolate em formato do troféu da Copa do Mundo da Fifa, de bola de futebol, ou acompanhado de colher exclusiva para se degustar recheios cremosos.
Para o público infantil, então, o chocolate não é mais apenas chocolate. Segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, 80% dos ovos infantis trazem brinquedos ou personagens licenciados.
Não é só em escala industrial que as fabricantes diversificam a produção. O mercado artesanal também busca atrair mais consumidores lançando produtos diferenciados. A Ferronatto Chocolates Finos, de Caxias do Sul, que não tinha foco no público infantil, lançou neste ano uma linha especial para os pequenos. Entre os produtos, estão um ovo coberto de confeitos, que chama a atenção da criançada pelo colorido da casca. Outro destaque é o Ovo Eco. Em vez de conter um brinquedo, o item é acompanhado de um kit para plantio de flores. Na embalagem, estão acoplados uma pazinha, um pequeno vaso e sementes dentro de um pacote.
- A gente pensou em algo diferente do que as empresas fazem, que não fosse na linha de brinquedos. Nossos pontos de venda estavam pedindo linha infantil e nós não tínhamos. Então eles acabavam comprando menos de nós. Podemos dizer que temos uma linha completa hoje - conta o diretor comercial da empresa criada há nove anos, Márcio Ferronatto. Ele e a esposa, Daniela Ferronatto, começaram a planejar a Páscoa ainda no ano passado.
As novidades não são apenas para público infantil. Um exemplo é o chocolate ao leite embalado em tecidos, que podem ser reaproveitados ao gosto do cliente. Com os incrementos, Ferronatto estima que as vendas serão de 20% a 25% superiores as de 2013.
Páscoa
Empresa de Caxias do Sul segue tendência de diversificação na produção de chocolates
Ferronatto criou linha com atrativos para as crianças
GZH faz parte do The Trust Project