Nos últimos dias de 2013, o movimento nas concessionárias de Caxias do Sul cresceu. Isso se deve à recomposição das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a partir de 1º de janeiro. Com o imposto menos reduzido, os automóveis custarão de 1,1% a 2,2% a mais, dependendo da potência do motor.
Apesar do aumento, as revendas garantem que os veículos que estão no estoque vão continuar com os mesmos preços em janeiro. O gerente comercial de vendas da Florauto, concessionária Ford, Breno Giorgi, acredita que a procura por automóveis na segunda quinzena de dezembro está cerca de 20% maior em comparação com a primeira quinzena.
Nas demais concessionárias, os últimos 15 dias também foram movimentados.
- A gente achou que nesta segunda-feira não fosse dar movimento em função de ser véspera de Ano-Novo, mas está agitado. Tem bastante gente procurando veículos antes que vire o ano - disse a gerente de vendas de novos da Marajó, concessionária Fiat, Fabiene Potrick. Na comparação com novembro, as vendas subiram 30%.
Na Panambra, revenda da Volkswagen, os estoques foram reforçados. Foi adquirida uma média de 20% a mais de carros do que o habitual. É um sinal de que em janeiro será possível comprar carros com preços de 2013.
- A gente deve manter os valores do nosso estoque no início de janeiro, até porque compramos com o preço antigo - comentou a gerente comercial da Panambra, Letícia da Silva.
Leia mais na edição conjunta desta terça e quarta do Pioneiro.
Imposto
Movimento é grande nas concessionárias de Caxias do Sul
Em janeiro, veículos ficarão mais caros em razão da recomposição das alíquotas do IPI
GZH faz parte do The Trust Project