A greve dos bancários nas instituições privadas de Caxias do Sul foi suspensa nesta sexta-feira até a assembleia da categoria, que começa às 15h. O motivo da interrupção do movimento foram as propostas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que elevou para 8% o índice de reajuste sobre os salários e para 8,5% a correção sobre o piso salarial.
No Banrisul, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, a paralisação continua, conforme o Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região. Mas é possível que o movimento também seja encerrado, de acordo com o coordenador de política sindical e organização do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, Nelso Bebber. Outra possibilidade é de que alguns bancos voltem a funcionar e outros permaneçam fechados. No ano passado, funcionários do Banrisul ficaram três dias a mais em greve.
A nova proposta da Fenaban inclui ainda três novas cláusulas: proibição de os bancos enviarem SMS aos bancários cobrando resultados, abono-assiduidade de um dia por ano e adesão ao programa de vale-cultura do governo, no valor de R$ 50,00 por mês.
O Comando Nacional da greve está orientando os sindicatos a realizar assembleias até a segunda-feira e a aceitar a nova proposta.
Em Caxias, a assembleia será no sindicato da categoria. A negociação ocorre de forma separada, por banco, porque os funcionários de cada instituição têm reivindicações específicas.
Mobilização
Greve nos bancos privados está suspensa em Caxias do Sul
Definição sobre continuidade do movimento sairá em assembleia na tarde desta sexta-feira
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: