Se até pouco tempo o cultivo de jardins particulares era restrito aos moradores de residências com grandes pátios, nos últimos anos o mercado de plantas vem florescendo com mais intensidade também entre consumidores que vivem em apartamentos ou casas com áreas pequenas. Parte dessa democratização ocorreu pela readequação dos itens de paisagismo, que até então embelezavam prioritariamente moradias de alto poder aquisitivo e agora atendem a distintos públicos (e bolsos).
A revitalização do setor é responsável por germinar um mercado que deve movimentar R$ 5 bilhões em vendas neste ano, 12% a mais do que em 2012, projeta o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Em todo o país, há cerca de 7,8 mil produtores de flores, sendo que o Estado conta com 1,5 mil.
O período atual (que une a primavera com a aproximação do feriado de Finados) é considerado pelos floristas o melhor do ano. Prova disso é a intensa movimentação no Festival da Primavera - Frühlingsfest, em Nova Petrópolis. Tiago Martins Bauer, da Exemplo Jardinagens e Paisagismo, calcula que as vendas na feira deste ano tenham desabrochado cerca de 20% em relação ao ano passado.
- Há dois ou três anos atrás, praticamente não vendíamos pergolados e decks (estruturas de paisagismo). Já hoje, são os itens que mais saem - revela.
Conforme Bauer, um jardim pequeno, com flores de época e itens de paisagismo, sai em média por R$ 2 mil. Já uma área com variedades mais raras pode custar o dobro do preço.
- O valor das flores varia bastante, até mesmo dentro da mesma espécie, porque depende do tamanho, da qualidade e da idade - explica.
A explicação de Bauer pode ser comprovada no Festival da Primavera. A variedade gerânio, por exemplo, foi encontrada nas bancas com diferenças de até 600% no valor final.
O Festival da Primavera vai até domingo e ocorre sempre das 10h às 19h, na Rua Coberta. Além da comercialização de flores e da área de paisagismo, o Frühlingsfest conta com inúmeras atividades paralelas. Nesta quinta-feira, por exemplo, às 13h30min, haverá uma oficina gastronômica com flores.
No próximo sábado, às 14h, ocorre a Caminhada do Festival da Primavera, que será no interior de Nova Petrópolis. A programação completa e outras informações podem ser conferidas no www.novapetropolis.com.br/festivaldaprimavera.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta quinta-feira.
Tempo de florescer
Festival da Primavera, em Nova Petrópolis, segue até domingo com venda de flores e serviços de paisagismo
Em época de renovação de jardins, apaixonados por flores movimentam setor no período mais lucrativo do ano
GZH faz parte do The Trust Project