Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha passam a contar nesta sexta-feira com a tecnologia 4G. O lançamento do serviço pioneiro nestas cidades foi realizado na manhã desta sexta-feira pela Telefônica Vivo.
Clenir Wengenowicz, diretora regional Sul da operadora, destaca que a chegada da conexão 4G ocorreu com antecedência de três meses nos municípíos serranos em relação ao prazo definido pela Anatel. Conforme as datas estabelecidas pela agência reguladora, as operadoras telefônicas têm até dia 31 de dezembro para implantar o serviço nas cidades sedes e subsedes da Copa do Mundo 2014 (a abrangência determinada para o sinal é de no mínimo 50% da área das cidades).
- O principal diferencial do 4G é a velocidade, que chega a ser 10 vezes maior que a conexão 3G - explica Clenir.
A diretora destaca que as redes 4G e 3G são complementares entre si. Em função disso, quando o usuário ficar em uma área sem cobertura da quarta geração, automaticamente ele é conectado via 3G.
Atualmente, a Vivo comercializa 12 modelos de smartphones para conexão à internet via 4G, como Moto X, Samsung SIV e o Nokia Lumia 920, além do tablet Samsung Note II 10.1 4G. A empresa avisa ainda que passará a vender sete novos modelos em breve.
Há planos com a nova tecnologia para smartphones, modems e tablets. Para smartphones, os planos oferecem serviço de 2GB a 6GB com preços a partir de R$ 149,00.
Bairros atendidos pela tecnologia 4G
:: Farroupilha ::
Centro
Imigrante
Industrial
Medianeira
Nova Vicenza
Pio X
Planalto
Primeiro de Maio
Santo Antônio
São Luiz
São Roque
Vicentina
Volta Grande
:: Bento Gonçalves ::
Botafogo
Centro
Cidade Alta
Planalto
Santa Marta
Santo Antão
São Bento
São Francisco
Humaitá
:: Caxias do Sul ::
Santa Fé
Santa Catarina
Sílvio Mondin (loteamento)
São José
Nossa Senhora de Fátima
Madureira
Delazzer
Nossa Senhora de Lourdes
Centro
Rio Branco
Panazzolo
São Leopoldo
Kayser
Esplanada
Jardim América
:: A Vivo destaca ainda que no www.vivo.com.br/cobertura é possível conferir exatamente se o seu endereço é contemplado pela tecnologia.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro deste final de semana.