Cientista-chefe da IBM Brasil, Fábio Gandour palestrou nesta segunda-feira na reunião-almoço da CIC de Caxias durante o 4º Fórum de Inovação e Inteligência Empresarial.
Usando de bom-humor, falou sobre inovação, uma palavra que, segundo ele, passa por um desgaste semântico e se caracteriza por ser um modismo.
- Inovação é algo que tem que ter impacto - afirmou.
Para o cientista, os empresários não podem desistir de inovar para tornarem-se competitivos, dando ênfase à área de serviços.
- Inovação em produtos parece ser mais fácil, mas é mais cara, porque exige prototipagem; inovação em processos é mais barato, mas mais difícil de ser implementada, porque exige mudança de comportamento. Sei que Caxias do Sul tem um parque industrial pujante, mas muito focado em produto. Está na hora de dar uma sacudida no empresariado para começar a pensar em serviços - destacou.
Gandour lembrou que, no início da década de 1990, a IBM precisou promover uma grande mudança em seu portfólio, antes focado em produtos de hardware e software, para incorporar os serviços.
- Foi essa mudança que garantiu a sobrevivência da empresa e a impediu de ir à falência. O mundo caminha na direção dos serviços.