Ser proprietário de um negócio consolidado e bem visto pelo público é o sonho de quase todo empreendedor. Chegar nesse patamar de reconhecimento, porém, normalmente exige anos de atuação do estabelecimento. Em função disso, há uma forma cada vez mais utilizada pelos novos empreendedores para encurtar esse longo caminho: a aquisição de franquias, mercado que já responde por 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Além da garantia de marca consolidada, o risco menor é outro benefício que atrai para o segmento. Gilmar Gianni, professor de marketing da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e consultor de franchising, destaca que estudos apontam que enquanto a probabilidade de uma empresa não sobreviver nos cinco primeiros anos de existência é de até 70%, no caso das franquias o índice não passa de 15%. Não à toa, o mercado cresceu 16% no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), e projeta repetir o desempenho em 2013.
Em Caxias, destaca Gianni, as franquias encontram terreno fértil para crescer. De acordo com o consultor, a praça de alimentação dos dois principais shoppings da cidade (Iguatemi Caxias e Estação San Pelegrino) contam, em média, com 80% dos restaurantes ocupados por estabelecimentos do segmento.
Já as franquias de lojas, conforme levantamento informal de Gianni, correspondem a cerca de 50% dos empreendimentos do Iguatemi e a 40% do comércio do San Pelegrino. Entre lojas e restaurantes, portanto, somente nos dois maiores shoppings caxienses (sem levar em conta os outros cinco centros comerciais e o comércio de rua), a cidade abriga cerca de 130 franquias.
Além de ser alvo de boa parte das grandes franquias mundiais, Caxias também está exportando empreendimentos nos últimos anos. Gilmar Gianni, professor de marketing da UCS e consultor de franchising, destaca que esse mercado começou a existir na cidade no início de 2010, quando a Croasonho abriu a primeira franquia das 48 que hoje possui.
Outro exemplo citado pelo consultor é a Nella Pietra, que abre nesta terça-feira a sua terceira franquia. Com o novo estabelecimento, a pizzaria caxiense estará presente em oito cidades do Estado, sendo três franquias (Bento Gonçalves, Canoas e Porto Alegre Zona Sul), e seis próprias (Caxias do Sul, Porto Alegre Moinhos de Vento, Frederico Westphalen, Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande).
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta terça-feira.