Não por acaso, quem visita os estandes da ExpoBento, feira multissetorial que segue até domingo, dificilmente deixa de circular (e adquirir guloseimas) no espaço destinado à agroindústria. A boa localização do setor foi proposital: esse projeto é considerado o coração da feira, então nada mais justo que ocupe um lugar de destaque entre os expositores, explica o presidente da feira, Eduardo Guindani Caleffi.
Mesmo se os produtores não ocupassem um espaço tão centralizado, porém, a tendência é que ainda assim não faltaria público nas estandes da agroindústria. Isso porque, ressalta Caleffi, os visitantes tanto da cidade quanto de fora não costumam abrir mão de adquirir algum pão caseiro ou outro item colonial.
- É fundamental para a feira contar com o maior número possível de itens produzidos na região. Até porque a gastronomia daqui é um dos fatores que impulsionam o turismo - destaca.
Neste ano, a feira conta com cerca de 45 expositores da agroindústria. A escolha e a vinda dos produtores ocorrem em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e com a prefeitura municipal.
Nesta edição também, ressalta Caleffi, foram incluídas mesas no centro do espaço da agroindústria para o visitante já poder degustar os produtos na própria feira. A iniciativa transformou o lugar em uma espécie de praça de alimentação de itens coloniais.
Sidinei Breda, 36 anos, é um dos expositores do espaço. Morador de Cotiporã, ele comercializa parte da produção de salames da família pelo 5º ano na ExpoBento.
- Em um dia bem movimentado de feira chegamos a comercializar cerca de 100 quilos do produto. Desde a primeira vez que viemos, as vendas na ExpoBento sempre foram bem boas - ressalta.
:: 23ª EXPOBENTO ::
Quando: até domingo
Horário: 18h às 22h30min (segunda a sexta), 10h às 22h30min (sábados e feriados) e das 10h às 21h (domingo)
Onde: no Parque de Eventos de Bento Gonçalves
Quanto: R$ 6 (valor dos shows não está incluído). Crianças com até 6 anos não pagam.
Estacionamento: R$ 10