Até este sábado, ocorre em Gramado o 19º Congresso Brasileiro de Apicultura e 5º Congresso Brasileiro de Meliponicultura de Gramado cerca de duas mil pessoas de 22 Estados participaram de palestras, simpósios, exposição de pesquisas, minicursos e clínicas tecnológicas. Entre os temas abordados, estiveram o embargo europeu ao mel brasileiro, por já terem sido encontrados traços de pólen de plantas transgênicas no produto, e a mortandade crescente de abelhas, que tem no uso de pesticidas em lavouras uma das explicações.
- Cada vez mais está comprovado que muitas culturas dependem das abelhas. Não se produz maçãs sem abelhas. Mas, ao mesmo tempo, tem-se utilizado agrotóxicos nestas plantações - explana a pesquisadora da PUC e integrante da comissão técnica dos congressos, Betina Blochtein.
Uma pesquisa apresentada durante os congressos avalia como as abelhas podem aumentar a produtividade da canola. O estudo da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) com parceria da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) é realizado, desde 2009, em três regiões do Estado, em Esmeralda, nos Campos de Cima da Serra, em Guarani das Missões e em Estrela. Os pesquisadores avaliam a paisagem no entorno das lavouras e a importância da manutenção de mata nativa, já que as abelhas fazem ninhos em pontos como árvores e barrancos. Nas pesquisas sobre o café, na região de Minas Gerais e São Paulo, já ficou comprovado que a produtividade pode aumentar em até 20% se a propriedade estiver em uma área onde haja fragmentos de mata nativa.
- No RS, ainda estamos investigando isso. Mas um trabalho da PUCRS já mostra que a canola pode ter produtividade 50% maior se tiver polinizadores - esclarece a pesquisadora da Fepagro Sidia Witter.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro deste final de semana.
Agricultura
Abelhas podem aumentar produtividade nas lavouras, aponta estudo que tem participação da Serra
Congresso em Gramado discute apicultura e meliponicultura até sábado
GZH faz parte do The Trust Project