O Brasil e os Estados Unidos fecharam um acordo para uma solução negociada em relação ao contencioso do algodão na Organização Mundial do Comércio (OMC).
O acordo dá continuidade aos compromissos já assumidos no memorando de entendimento assinado dia 20 de abril criando, entre outras medidas, um fundo de apoio aos cotonicultores brasileiros. Ainda segundo a nota, o Brasil compromete-se a não aplicar as contramedidas autorizadas pela OMC enquanto o acordo estiver em vigor.
Uma vez concluído o processo de reforma da Lei Agrícola norte-americana, que ocorrerá em 2012, os dois países examinarão as modificações introduzidas na lei e avaliarão a possibilidade de informar a OMC que foi alcançada uma solução satisfatória para o contencioso.
Segundo nota divulgada hoje pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), o acordo não é a solução final da controvérsia, mas contém "um conjunto de parâmetros para um processo progressivo que almeja redução substantiva dos efeitos negativos dos programas de subsídios norte-americanos".
Economia
Brasil não aplicará retaliações comerciais aos EUA até o fim de 2012
Em 2012, Estados Unidos conclui processo de reforma da Lei Agrícola
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: