Uma das linguagens mais presentes nos cursos de artes da UCS, a gravura ganha evidência com a exposição Diálogos Gravados, que será inaugurada nesta quarta-feira na Galeria de Artes do Campus 8. A partir das 20h, os quatro curadores da coletânea, Nilton Dondé, Gelson Soares, Mara Galvani e Larissa Fogaça irão conduzir uma visita guiada à exposição, cuja abertura será às 19h.
Diálogos Gravados reúne o trabalho de 11 artistas: Ana Vergamini, Clara Koppe, Cláudio da Costa, Dionéia Balbinot, Gelson Soares, Helenice Margarete da Rosa, Larissa Silva Fogaça, Mádia Bertolucci, Mara Galvani, Nilton Dondé e Odilza Michelon. Cada um deles foi provocado a elaborar uma arte inspirada em uma obra do acervo de gravuras do Campus 8, que reúne mais de 400 obras, em sua maioria doadas por artistas convidados, professores e ex-alunos.
Tendo a gravura como eixo comum, a exposição traz diferentes técnicas, como litografia e serigrafia, além de processos alternativos, como a gravura em matriz de tetra pak, relevo seco e colagem. Entre as temáticas trabalhadas pelos artistas estão a oposição entre o concreto e a natureza, infância, feminilidade e sexualidade.
- Além de dar vida e movimento ao nosso acervo e valorizar quem passou pelos nossos cursos de Artes, a exposição tem algo muito bacana que é trazer o olhar de diferentes gerações, desde a artista mais antiga do clube, Odilza Michelon, que tem 85 anos, até a mais jovem, Larissa Fogaça, de 22 anos. Ao mesmo tempo, as obras selecionadas para receber esta releitura são, em sua maioria, produzidas nos anos 1980, quando o Atelier Livre era vinculado à universidade e tinha uma presença muito forte. Pinçamos trabalhos de artistas como Sergio Lopes, Maria Helena Rossi, Margarete Zanchin, Valdir dos Santos, entre outros _ comenta a professora e artista plástica Mara Galvani.
Mara destaca ainda que a seleção das obras do acervo foi feita às cegas, com os trabalhos colocados em envelopes brancos, exceto um.
- O saudoso Amaro de Albuquerque, além de artista, foi o nosso impressor na UCS, e nos deixou em janeiro deste ano. O Gelson Soares, que também é impressor e aprendeu muito com o professor Amaro, quis prestar essa homenagem ao seu mestre - conta.
A exposição ficará em cartaz na Galeria de Arte até 1º de novembro. De 4 a 14 de novembro, poderá ser conferida no Gabinete da Reitoria. O horário de visitação seguirá o mesmo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Novas visitas guiadas irão ocorrer nesta quinta-feira, às 19h, e na próxima terça-feira, às 19h30min.
PROGRAME-SE
O quê: abertura da exposição "Diálogos Gravados", do Clube da Gravura do Campus 8
Quando: nesta quarta-feira às 19h (visita guiada às 20h)
Onde: Galeria de Artes do Campus 8 (Avenida Frederico Segala, 3099, Samuara)
Quanto: visitação gratuita