"São Pedro continua sendo um parceiro do nosso concerto". A fala bem-humorada do maestro Manfredo Schmiedt, em meio a brincadeiras sobre o uso de protetor solar e chapéu, é, de fato, uma verdade. O clima agradável e convidativo tem sido habitual nas últimas edições do Concerto da Primavera, em Caxias do Sul. A ajudinha do santo se repetiu nesse domingo (20): o dia de sol e calor atraiu cerca de 8 mil pessoas para prestigiar a 17ª edição do evento.
Com repertório comemorativo aos 150 anos da Imigração Italiana, celebrados em 2025, o 17º Concerto da Primavera começou minutos após as 10h30min e durou uma hora e meia no estacionamento da Universidade de Caxias do Sul. Ao todo, foram 16 músicas italianas interpretadas pelos 40 músicos da UCS da Orquestra e pelos solistas Paola Delazzeri e Fabiano La Falce.
Dentre a seleção escolhida para animar o público, clássicos como La Solitudine, Per amore e Speranza — três sucessos que fizeram a plateia acenar, levantar e aplaudir por minutos seguidos. À vontade e para escapar do sol, famílias com crianças pequenas se sentaram próximo ao palco, no chão. Os organizadores distribuíram bandanas e protetor solar para amenizar o calorão e proteger os espectadores.
Em meio a pedidos insistentes de bis, a famosa música Bella Ciao, popularizada recentemente pela série La Casa de Papel da Netflix, tirou os espectadores dos lugares — alguns até arriscando uma tímida dança — e fechou o repertório do concerto pontualmente ao meio-dia.
Próximo ao palco, o casal de médicos Evelyn Zignani e Vinícius Lain acompanhava o espetáculo ao lado do filho Augusto. Eles contam que participam anualmente do evento pela qualidade da música e pelo ambiente festivo.
— Não temos tantos eventos assim em Caxias, então, quando tem, aproveitamos para participar e trazê-lo para prestigiar a música e a cultura — diz Evelyn.
O repertório também agradou a família:
— Resgatou o antigo, mas com um olhar moderno. Muito legal — avalia Vinicius.
O concerto anual é realizado pela Universidade de Caxias do Sul, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural da Unimed Serra Gaúcha e apoio do LionsEduC e Sescoop.