A frase "Depois de todo esse tempo? Sempre!" é famosa entre os fãs da saga Harry Potter. E a máxima é verdadeira para o grupo de fãs que acompanha de forma apaixonada a história do bruxo. Nesta terça-feira (4), cinemas de todo o país exibem o terceiro filme da série, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, numa ação comemorativa aos 20 anos do lançamento. Em Caxias do Sul, o movimento de potterheads, nome dado aos fãs da saga, era grande no GNC Cinemas. Mais de mil ingressos foram vendidos para as sessões especiais exibidas apenas nesta terça.
Nos corredores do shopping Villagio, os fãs vestidos de bruxos, com varinhas, cachecóis e itens colecionáveis, mantinham a expectativa alta para assistir ao filme no cinema. Esse era o caso da empresária Michele Komflanz, que levou a filha Isabela Boone, de nove anos.
— Eu assisto aos filmes desde que foram lançados, li todos os livros desde que surgiu Harry Potter. Virou um vício da família inteira, né? E, consequentemente, foi passado para a Isa. Temos todos os filmes em DVD, a gente comprou todos os livros de toda a coletânea do Harry. A gente tem alguns amigos que moram nos Estados Unidos, então eles trazem sempre coisas para nós, como o chapéu seletor, varinhas, livros especiais também — conta.
A sessão especial de 20 anos do lançamento foi a oportunidade de levar a filha para assistir ao filme pela primeira vez no cinema.
— Eu amo Harry Potter! Meus filmes preferidos são do Harry Potter. A gente sabe praticamente todas as falas dos filmes — conta Isabela.
A funcionária pública Camila Alves também influenciou o filho Otávio Alves Rigao, 12 anos, a gostar da série. Eles foram ao cinema com o pai da família, Guilherme, e o outro filho, Eduardo.
— Eu tinha uns 12 anos e naquela época meus pais não tinham condições de a gente ir no cinema. Agora, depois de mais velha, eu comecei a assistir e comecei a mostrar para o Otávio e ele começou a se encantar. O guarda-roupas dele só tem camisas do Harry. Ele tem a varinha do Harry. Tem a toca, o cachecol, a capa... — orgulha-se Camila.
As amigas Manuela Cortelletti, Betina Witirw e Carolina Faé saíram de Farroupilha para assistir juntas ao filme. As amigas começaram a gostar por influencia de Betina e foram juntas, vestidas a caráter, ao cinema em Caxias.
— Na minha opinião, é o melhor — resume Manuela, sobre O Prisioneiro de Azkaban.
Betina conta que a paixão pela saga começou depois de uma viagem aos Estados Unidos, quando conheceu o parque temático do Harry Potter. Quando voltou, assistiu a todos os filmes e influenciou as amigas.
— Esse ano a gente começou a assistir. Eu ainda não vi o terceiro, então é a primeira vez que vou ver. A gente pulou e assistiu direto o quarto — revela Carolina.
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban é dirigido por Alfonso Cuarón. O terceiro filme da saga introduziu aos fãs os dementadores e é considerado uma virada de chave na franquia, já que explora o conteúdo de forma mais madura e complexa do que nos dois primeiros filmes.