O movimento pelos direitos da população LGBT+ tem como marco inicial o episódio que ficou conhecido como Revolta de Stonewall, ocorrido em 1969. No dia 28 de junho daquele ano, clientes de um bar gay de Nova York, The Stonewall Inn, cansados do desprezo e da violência com que eram tratados pelos policiais, resolveram reagir a uma batida, gerando uma rebelião. Nesta sexta-feira, no bar Reffugio, em Caxias do Sul, uma exposição temática irá trazer à tona o espírito ativista que surgiu no distrito de Manhattan há 55 anos.
Intitulada Bar.Barizar, a mostra que fecha o Mês do Orgulho conta com curadoria da artista trans Marina Luísa Almeida, e traz obras de 17 artistas visuais ligados ou simpatizantes da causa: Rafael Dambros, Nilton Dondé, Marina Procházka, Arthur Della, Pedro Henrique, Tally Lânng, Gesiel Oliveira, Adriel Oliveira, Renan Isoton, Allef, Diego Lima, Guiga, Adri Antunes, Morgana Oliveira, Vitória Catarina e Carine Panigaz, além da própria Marina.
- Homenagear Stonewall, além de ser uma data simbólica, pois marca os 55 anos, é significativo por podermos estar justamente num bar, sem medo e junto a uma galera muito parceira, que também é gente como a gente, que atua e promove uma troca muito boa. A exposição está linda, muito colorida, refletindo nossa identidade e nosso trabalho como artista, e a gente está com uma ansiedade boa para que o público venha visitar - destaca a curadora.
Em texto cedido à exposição, a cearense Bruna Benevides, ex-militar e presidente da Associação Nacional dos Travestis e Transexuais (Antra), destaca a importância do Mês do Orgulho não apenas para exaltar o amor, mas também como resposta necessária à opressão que atinge a população gay no Brasil e no mundo.
"Celebrar o Mês do Orgulho não é somente reivindicar o direito de amar quem queremos ou ser quem somos; é, sobretudo, honrar a coragem das pessoas que se levantaram contra as injustiças e exigir o respeito e a igualdade que merecemos", escreve.
A abertura irá contar com sorteios de brindes oferecidos pelo Segredo Cruising Bar e Sexshop, parceiro da exposição.
PROGRAME-SE
O quê: abertura da exposição Bar.Barizar, de vários artistas
Quando: abertura nesta sexta-feira, às 18h. Visitação até 21 de agosto
Onde: bar Reffugio (Rua Mal. Floriano, 1083), em Caxias do Sul
Quanto: visitação gratuita