Uma trajetória que já foi celebrada ao longo deste ano com exposição temática no Campus 8 e com homenagem na Câmara Municipal, finalmente ganha seu ápice neste final de semana. O Coro Juvenil do Moinho/UCS (COJmo) comemora sua primeira década de existência com um concerto especial no Teatro Municipal Pedro Parenti, no sábado e no domingo, às 20h.
Sob regência de Cristiane Ferronato, o concerto irá reunir o elenco atual do coro a antigos cantores que passaram pelo grupo, a fim de revisitar alguns espetáculos marcantes, como "Contrapontos", "Moinho Nômade" e "Saltimbancos". Como eixo comum, o repertório dedicado à música brasileira em sua ancestralidade, seus aspectos regionais e seus grandes mestres. Entre as peças pinçadas estão Testamento (Milton Nascimento e Nelson Angelo), Lenda do Abaeté (Dorival Caymmi), Ame (Paulo Monarco) e Obaluaiê (Serena Assumpção).
- A gente tem muito a celebrar com este concerto, sendo uma delas a própria manutenção do coro por estes 10 anos, tendo de se reinventar em momentos difíceis como o da pandemia, principalmente. É um projeto que se faz com a identidade de cada integrante, que é o que inspira a montagem de cada proposta de espetáculo. Quando falo de cantores, de instrumentistas e de parceiros que contribuem desde o figurino até as captações de imagens, é uma conjunção de pessoas muito afinadas conceitual e energeticamente, que resulta nesta potência que é o coro.
Além dos 38 cantores atuais e de 15 ex-integrantes, o concerto terá ainda os instrumentistas fixos do projeto, o pianista Júlio Cesar Sosnoski e o percussionista Giovane Albarello (percussão), também os convidados Alexandre Fritzen (piano) e Sandra Kuwer (percussão).
- Essa conjunção de músicas e de momentos, juntando ainda com ex-cantores, está dando uma potência muito significativa a esse espetáculo. Acho que mesmo quem não conhece o coro e for assistir o espetáculo vai entender a dimensão do que foi feito da vida de tudo o que se sonhou - poetiza a regente.
Atualmente sediado junto à Escola de Música da UCS, o COJmo conta com o apoio da Universidade de Caxias do Sul para a realização de suas atividades. O projeto é realizado com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura Municipal e apoio cultural da Randoncorp, Instituto Elizabetha Randon e Orquídea. A produção é da Lynch Gestão Cultural.
PROGRAME-SE
O quê: Concerto de 10 anos do Coro Juvenil do Moinho/UCS
Quando: 28 e 29 de outubro, a partir das 20h
Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1333 - Centro - Caxias do Sul)
Quanto: R$ 30 e R$ 15 (meia entrada), disponíveis na Casa da Cultura