Tradição, bom humor e um pouco de romantismo é o que o público pode esperar do show que celebra os 20 anos da banda Os Colonos Zo Scarpon, nesta quinta-feira, no Teatro Municipal Pedro Parenti. Tal qual um filó de interior, a noite promete ser uma celebração também do amor pela cultura italiana, traço que gera maior identificação entre os fãs e os caxienses.
– Embora a banda seja de Caxias, a gente toca pouco aqui. Seguimos por um caminho de apresentações em festas de cidades pelo interior, que nos faz viajar bastante. Por isso escolhemos fazer esse show “em casa”, que vai permitir que a gente reencontre muitas pessoas, além de preparar algumas surpresas para o público – comenta Denival Silveira, acordeonista e um dos fundadores do Zo Scarpon.
Contemplando cada faceta que o grupo apresenta em suas apresentações marcadas pela irreverência e pelo improviso, o repertório irá passear por peças humorísticas como Rio da Zanta e Vamo Pá Praia, canções folclóricas, como Funiculi Funicula e Gira l’amore, e também músicas italianas românticas, como Caruso, de Lucio Dalla, e Torneró, do grupo I Santo California.
Com três álbuns gravados, um DVD e diversos clipes lançados na internet, os “Mamonas Assassinas da colônia”, como eles mesmos se definem, já passaram por praticamente todas as cidades do Sul do país onde a cultura italiana está presente, promovendo ao mesmo tempo o resgate do dialeto talian e do “sotacón”, além de levar as brincadeiras e as coreografias típicas da imigração. Para os próximos 20 anos, a receita para seguir na estrada é repetir a fórmula, segundo o acordeonista:
– A aceitação por onde passamos é o que nos fortalece. Nestes 20 anos, a gente tem voltado em diversos eventos e cidades onde já tocamos desde o primeiro ano da banda, ao mesmo tempo em que seguimos chegando a novos lugares. A gente não faz isso porque é um hobby que nos faz sentir bem, mas sim porque o público gosta e se sente bem.
Além de Denival, completam a formação os “colonos” Ederton Pezzi Rodrigues (bateria), Luis Antônio Rossa (baixo), Valter Ben-hur Toledo (cantor), Claudio Gilmar da Silva (guitarra), Leonardo Sans (cantor), Luiza Pezzi (cantora) e Vanessa Mirian Andreolla (atriz/dançarina).
PROGRAMAÇÃO
O quê: espetáculo “Zo Scarpon: 20 anos”
Quando: nesta quinta-feira, às 20h
Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1.333)
Quanto: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada e Clube do Assinante)