A "filha do Galvani", a "neta do Magero", a "filha da separada", ou, finalmente, a artista plástica Mara Galvani, traz na exposição "Nossas Senhoras" um olhar muito pessoal - e autobiográfico - sobre construção e desconstrução da identidade da mulher na sociedade patriarcal. A mostra pode ser conferida a partir de hoje, na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás.
Mara, que é professora de Artes da UCS, mergulhou na história da própria família, em especial na da mãe, Maria da Glória, para construir uma narrativa visual que se utiliza de diferentes técnicas dentro das artes visuais: colagens, objetos encapsulados em acrílico, fotografias manipuladas, relevos secos sobre papel, bordados sobre algodão, entre outras. Como uma linha do tempo, percorre desde os anos de estudo num colégio religioso (com cartas para os pais que eram submetidas a leitura prévia das freiras), até o álbum de casamento, em que assume o sobrenome do marido, até a separação, quando finalmente faz a primeira carteira profissional, ganha um novo sobrenome - e, simbolicamente, pela manipulação das imagens, um rosto.
- Quando apresentei essa ideia ela ficou um pouco desconfiada no começo, mas entendeu que era um "álbum de descasamento". Como meu pai já faleceu há seis anos, e a separação é ainda mais antiga, as memórias já foram ressignificadas. Ela mesma contribuiu com a exposição bordando algumas das peças - comenta Mara.
A artista ainda ressalta que a exposição não é um libelo contra o casamento, tampouco contra os homens. Mas é sobre a liberdade incondicional da mulher poder ser ela mesma:
- Tudo bem que a mulher case de véu e grinalda, que utilize o sobrenome do marido, mas que isso não seja uma imposição. Que a história da mulher não seja um script dado por alguém. É isso o que eu chamo de identidades sacramentadas. Em pleno século 21 muitas mulheres ainda vivem esses aprisionamentos e a gente precisa falar disso.
"Nossas Senhoras" conta com a curadoria e texto de apresentação de Silvana Boone, coordenadora dos cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais. Hoje à noite, a partir das 18h30min, Mara e Silvana farão uma mediação com o público interessado em participar. É preciso se inscrever pelo link.
Programe-se
O quê: exposição "Nossas Senhoras", de Mara Galvani
Quando: inaugura nesta sexta-feira, às 18h30min. Visitação: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h. Até o dia 29 de agosto.
Onde: Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul
Quanto: visitação gratuita