Uma obra que valoriza a história, a memória e a imaginação e, de quebra, consegue ser conduzida com leveza e humor. Estas são algumas das características que habitam o livro A Casa do Navio Pintado, terceiro romance da escritora caxiense Tadiane Tronca. O lançamento do novo título ocorre neste sábado (18), a partir das 16h, no Zarabatana Café, junto ao Centro de Cultura Ordovás.
O romance de 486 páginas viaja no tempo, conduzindo o leitor para o início do século passado, cujo cenário reflete o processo imigratório no Sul do país, até o tempo presente, assolado pela pandemia do coronavírus. Ao mesmo tempo em que conta a história da família de um poderoso italiano, morador da residência que dá título à obra, cuja ambição é a causa de inúmeras reviravoltas, o enredo se projeta para um século depois, quando um historiador descobre segredos do passado com a ajuda de um ser fantasioso, um mito da região.
A narrativa que os leitores poderão desfrutar a partir de sábado é resultado de três anos de trabalho e extensas pesquisas por parte da autora. Embora garanta que as histórias sejam independentes entre si, Tadiane ressalta que A Casa do Navio Pintado possui certa conexão com seus outros dois trabalhos — Vapor Drina (1995) e Script (2010). Segundo ela, os três romances têm aspectos baseados na história de Caxias do Sul e em todos há o entrelaçamento de algum personagem com as artes.
— Os reflexos do processo imigratório, as relações de poder na família, na política, na economia, a religiosidade, a ligação do contexto local com o panorama mundial, como os efeitos da Primeira e da Segunda Guerra, e as pandemias, estão presentes. Mas o interessante é que nas três obras a cultura é sempre um elemento de destaque. E este tema é tão rico e envolvente, que uma história foi sucedendo a outra porque, na minha cabeça, o assunto não havia se esgotado. Por isso, há uma espécie de continuidade em abordar tais assuntos — argumenta a escritora.
A obra faz parte do projeto "Ficção e Realidade - A memória num encontro de dois mundos", financiado pelo Pró-Cultura do governo estadual, e inclui ainda a publicação de outro livro, não ficcional, que será lançado em agosto deste ano, batizado como As Casas de Ontem — Vida e morte do patrimônio histórico de Caxias do Sul — 1975 a 2022.
PROGRAME-SE
:: O quê: lançamento e sessão de autógrafos do livro "A Casa do Navio Pintado", da escritora Tadiane Tronca.
:: Quando: sábado (18), das 16h às 20h.
:: Onde: no Zarabatana Café, junto ao Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312).
:: Como comprar o livro: no evento de lançamento por R$ 40. Também poderá ser adquirido pelo site da editora (www.bestiario.com.br) e nas livrarias. Já a versão digital pode ser comprada no site da Amazon, por R$ 30.