O centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, que tem motivado tantas atividades culturais ao redor do país, ganha uma programação especial em Caxias, a partir desta terça (5). Trata-se da exposição Aventura Modernista, responsável por promover o precioso encontro do público com alguns dos artistas mais expressivos do movimento. Nomes como Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti e Vicente do Rego Monteiro estão entre os protagonistas da Semana de 22 e integram a seleção em cartaz na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim.
No total, a mostra é composta por 17 obras de 17 artistas, todas pertencentes à coleção pessoal de José Antonio e Hieldis Martins, em Caxias do Sul. O casal possui um acervo que abrange as principais escolas e estilos entre os séculos 19 e 21, incluindo mais de 200 trabalhos. O recorte para Aventura Modernista foi feito com base em outra exposição, realizada na década de 1970.
– Com os 50 anos do Modernismo, na década de 1970, foram feitas grandes exposições e uma das mais importantes que se tornou referência até hoje foi a do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que fez um recorte da coleção do Gilberto Chateaubriand. Eles escolheram dezenas de artistas, e dessa lista, a coleção dos Martins tinha 17. Então escolhemos o que era mais representativo desses 17 para compor a seleção – explica Ademar Sebben, curador da exposição e integrante do grupos locais Conhecendo Arte e Confrartes, que se debruçam sobre a pesquisa da arte.
Entre as obras mais emblemáticas expostas em Caxias está o Cristo desenhado em carvão sobre papel por Anita Malfatti, a única da mostra a ter sido catalogada durante a Semana de 1922.
– Esta obra esteve lá no Theatro Municipal (de São Paulo), em 1922 – destaca Sebben.
O impactante acervo fez a exposição Aventura Modernista ser incluída no site Agenda Tarsila, que reúne os principais eventos comemorativos do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.
O contato da comunidade de Caxias com trabalhos de tamanho impacto histórico e cultural é possível também por conta do interesse do casal de colecionadores José Antonio e Hieldis Martins em compartilhar seu rico acervo. O curador da exposição explica que há um objetivo principalmente ligado à educação.
– O foco maior são as escolas. Essa é a contrapartida solicitada por eles. Na quarta, já começam as visitas monitoradas de escolas municipais à exposição – aponta Sebben.
Vale acrescentar que as escolas interessadas em promover esse contato dos estudantes com a história viva da arte podem agendar visitas guiadas por meio dos telefones (54) 3221-2697 ou (54)3215-4307.
Programe-se
- O quê: exposição Aventura Modernista.
- Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Casa da Cultura de Caxias).
- Quando: abertura nesta terça (5), às 19h. Visitação até o dia 6 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 18h; e aos sábados, das 10h às 16h.
- Quanto: entrada franca.
- Visitação online: disponível em https://sites.google.com/view/uavdigital.