Em meio a incontáveis pautas que se impõem como razões para a humanidade refletir sobre seus caminhos, o Grupo Ueba - Produtos Notáveis, escolheu a crise hídrica para seu novo espetáculo, Faísca D´água. Com estreia neste sábado, no Parque dos Macaquinhos, e no Brique da Redenção, em Porto Alegre, no domingo, a peça é resultado de pesquisa histórica sobre saberes ancestrais e o folclore de diversos povos, em especial da África e da América Latina.
O mote traz um conflito entre a humanidade e a natureza, que resolve reagir aos maus-tratos sofridos, retirando a água do planeta. A partir disso, dá-se o encontro de dois seres cheios de sabedoria, um representando a magnitude dos seres humanos e seus modos de cultivo, e o outro ligado à terra, a seus elementos, geografia, fauna e flora.
– Essa inspiração vem de vários contos incas e maias, em que o Deus do fogo, que é o Deus do mal, tirou a água da humanidade, representando o tempo de seca. Na nossa história, a humanidade tenta convencê-la, através de história e de saberes humanos, a dar mais uma chance para a humanidade não ser extinta. E dentro disso a gente traz contos do folclore amazonense, africano e um conto regional nosso, que é uma surpresa. Também falamos da deusa Pachamama, que cresceu na América do Sul e é tão celebrada em nosso continente – antecipa Jonas Piccoli, ator, roteirista e diretor do espetáculo, que ainda conta com Luíza Pezzi, Pablo Beluck e Maicon Lionço no elenco.
Para conceber Faísca D´Água, o Ueba chamou o historiador caxiense Marcelo Caon para abraçar a pesquisa histórica que embasou o roteiro. Caon e Jonas mergulharam na história da humanidade, do desenvolvimento agrícola e da importância das contações de história para diferentes culturas. É com essa arte que a humanidade tenta convencer a natureza a devolver a água e impedir sua extinção:
– Tem que ir assistir para ficar sabendo se a natureza foi convencida ou não – brinca Jonas
A peça é o primeiro produto do projeto Folclore em Cena, aprovado junto ao programa Pro-Cultura RS, que ainda prevê a elaboração de novos conteúdos dentro desta temática, incluindo a produção de vídeos.
MAIORIDADE
O lançamento de Faísca D´Água, 25º espetáculo do repertório do Ueba, marca o início das comemorações pelo 18º aniversário do grupo, que tem como fundadores Jonas Piccoli e Aline Zilli, atual secretária de Cultura de Caxias (que se afastou do grupo desde que ingressou no cargo). Para Jonas, o motivo maior de celebração é poder estar de volta ao lugar de pertencimento do Ueba, que é a rua:
– É o ano da nossa maioridade, mas não estamos pensando em parar de fazer bobagem (risos). É muito bacana poder estar estreando um espetáculo junto ao público, após os anos mais difíceis da pandemia, pois nosso grande fazer teatral é na estrada e ao ar livre. Cada novo espetáculo é um novo membro do grupo e recebe todo o nosso carinho. As pessoas que nos acompanham sempre perguntam o que temos de novidade, e queremos poder fazer uma grande circulação com esse novo projeto – comenta Jonas Piccoli.
Programe-se
O quê: estreia da peça de rua Faísca D´Água, do Grupo Ueba - Produtos Notáveis
Quando: sábado (19), às 17h.
Onde: Parque dos Macaquinhos, em Caxias do Sul (em caso de chuva, a estreia será transferida para o Moinho da Cascata, na Rua Luiz Covolan, 2820)
Quanto: gratuito