O trio de atores do grupo A Gangorra está com bloqueio criativo. A solução que Miguel Beltrami, Vanessa Andreolla e Alexsander Carniel encontram para tentar driblar essa crise e elaborar um novo espetáculo é a terapia em grupo. E o consultório, então, se torna palco para um espetáculo de lembranças divertidas e amalucadas, que ganham a cena livre e espontaneamente, como numa sessão psicanalítica.
É esse o mote metalinguístico de "Equívoco Confidencial: Por que A Gangorra foi para o Divã?", espetáculo que integra e estende as comemorações pelos 10 anos do grupo teatral caxiense (criado em 2011), e que será apresentado em duas sessões neste fim de semana, na Sala de Teatro Valentim Lazzarotto, no Centro de Cultura Ordovás.
– É um espetáculo em que os atores ora se ligam, ora se desligam dessa realidade de que estamos fazendo teatro. É uma ideia meio caleidoscópica, confusa, caótica, como são as nossas memórias. Elas não têm uma ordem definida, as coisas surgem com ligações muito sutis. E é isso que a gente tenta levar para a cena. Quem acompanha o nosso trabalho vai poder perceber algo a mais, que são essas referências a espetáculos e personagens antigos do nosso repertório – observa Miguel Beltrami.
O tom cômico de Equívoco Confidencial remete ao besteirol enquanto gênero, consagrado no teatro brasileiro por autores como Miguel Falabella, Mauro Rasi e Vicente Pereira. É uma mistura de crônica do cotidiano com um toque non-sense, que permite o improviso e a interação com a plateia, com muita ação e movimento – duas marcas dos espetáculos do grupo.
– Dentro dessa fórmula de comédia a gente propõe algo que não seja sisudo, que a própria comunicação com a plateia saia do convencional, inclusive com algumas surpresas. Mas é importante dizer que em nenhum espetáculo a gente deixa de refletir sobre a realidade social, de colocar questões humanas e críticas que são urgentes nesse momento – acrescenta Miguel.
Além do trio que compõe o grupo, a peça terá participações especiais que o grupo prefere deixar para revelar na hora da apresentação, mas que são como convidados para a grande celebração de uma década fazendo teatro em Caxias. As apresentações são gratuitas e fazem alusão também ao Dia Mundial do Teatro, comemorado no domingo (27). Além da peça, o grupo preparou para comemorar sua primeira década de existência uma exposição fotográfica, que pode ser conferida no Museu Municipal até 8 de maio, e um videoclipe que está sendo lançado em partes nos canais do grupo.
Programe-se
O quê: espetáculo “Equívoco Confidencial: Por que A Gangorra foi para o Divã?”, do grupo A Gangorra.
Classificação: livre
Quando: sábado e domingo, às 20h
Onde: Sala de Teatro Valentim Lazzarotto, no Centro de Cultura Ordovás
Quanto: entrada gratuita (é obrigatória a apresentação do comprovante vacinal)