Uma coleção inédita de 50 telas que trazem os traços e as cores inconfundíveis do artista visual caxiense Antonio Giacomin podem ser conferidas a partir desta quarta-feira no Museu dos Capuchinhos, que abriga a exposição Preservação e Arte: memórias reveladas em aquarelas. Neste trabalho, Giacomin cria a partir de fotografias que integram o acervo dos freis franciscanos em Caxias, que mostram seus costumes cotidianos, sua atuação comunitária e devoção religiosa.
— Foi uma responsabilidade muito grande trabalhar em cima da fotografia, que já é uma obra de arte em si. Para cada aquarela busquei imaginar o porquê daquele registro, o que o autor da fotografia quis dizer, e assim busquei colorir da maneira mais autêntica possível esses momentos históricos, com liberdade poética para fazer algo mais do que se vê — explica Giacomin.
O projeto teve início em março de 2019, quando a equipe do Museu dos Capuchinhos se debruçou sobre um acervo de 1,8 mil fotografias que perpassam toda a trajetória dos religiosos em Caxias do Sul, além de alguns registros de viagens. Parte deste trabalho de conservação, restauração e digitalização — realizado graças à viabilização pela Lei Municipal de incentivo à Cultura — também pode ser conferido em 20 álbuns fotográficos que integram a exposição. A ideia de dar mais visibilidade ao projeto, através da exposição, veio como uma provocação de Susiele Alves Ramos, que é gestora de acervos do MusCap e assina a curadoria da mostra.
— Uma exposição como essa mostra a real função de um museu, que é estar vivo na comunidade. São parcerias como essa, ligações entre artista, museu e comunidade, que fazem deste um espaço que aceita o plural e o coletivo. Quando a gente pensa nesta coleção de fotografias, estamos falando também de um contexto histórico, social e cultural da cidade em que todos estamos envolvidos. E trazer esse olhar artístico torna a experiência muito mais rica para quem quiser conhecer essa história e se sentir atraído a se inteirar melhor sobre o nosso museu — destaca o museólogo e coordenador do MusCap, Christian de Lima.
A exposição pode ser visitada até o dia 27 de maio. Visitas em grupo ou em horários especiais devem ser previamente combinadas por meio do e-mail educativo@muscap.org.br ou pelo telefone (54) 3220-9565.
Programe-se
O quê: Exposição “Preservação e Arte: memórias reveladas em aquarelas”, de Antonio Giacomin.
Quando: até 27 de maio. Visitação de segunda à sexta, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
Onde: Museu dos Capuchinhos, em Caxias do Sul (Rua General Mallet, 33A, bairro Rio Branco).
Quanto: entrada gratuita.