Janeiro é o mês em que a cidade está mais pacata, com as férias de verão e o êxodo para o litoral. Mas para quem fica em Caxias do Sul, muitas vezes é a oportunidade de aproveitar para curtir atrações que nem sempre sobra tempo ao longo do ano. Como as exposições de arte, por exemplo.
Exceto o campus 8, que segue o calendário acadêmico, as demais galerias da cidade estão com exposições em andamento. A seguir, listamos seis opções de mostras de artes plásticas e visuais e fotografia para enriquecer com arte a reta final de janeiro. Confira:
De Curitiba para Caxias
A exposição "Começa Casa Adentro", do artista curitibano Everton Leite, é composta por 4 obras, preenchendo a galeria das técnicas de fotografia, instalação, foto-performance, objeto, escrita e suas conexões. O artista pesquisa o tema da casa e suas dimensões há muitos anos em sua produção. Para ele, o ambiente doméstico não é apenas físico, mas um campo também poético, com mensagens e memórias a serem trabalhadas pela arte. Também pode ser conferida pela plataforma virtual UAV DIGITAL https://sites.google.com/view/uavdigital.
O quê: Exposição Começa Casa Adentro, de Everton Leite (PR)
Quando: até 30 de janeiro. Segundas das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados e domingos das 16h às 22h
Onde: Galeria de Arte do Centro de Cultura Ordovás
Talentos locais
O olhar, a técnica e a criatividade de 31 fotógrafos que participam do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul (CFCX) podem ser conferidos em 41 fotografias enviadas para a mais recente Bienal Brasileira de Fotografia, que ocorreu no ano passado, em Londrina. A mostra está na Galeria de Arte Gerd Bornheim, onde fica até o dia 24 de fevereiro.
O quê: Bienal Brasileira de Fotografia, do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul
Quando: até 24 de fevereiro. De segunda à sexta das 8h às 18h e sábados, das 10h às 16h.
Onde: Galeria de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul
"Martírio Sufragista", da farroupilhense Luana Lemos, apresenta 15 obras que dialogam com diversas técnicas como pintura, instalação, xilogravura, litogravura e monotipia, tratam sobre a disposição em criar e destruir coisas, que parece "quase uma mania" do ser humano. Os trabalhos trazem diversos questionamentos sobre o posicionamentos do ser "humano" e convida a todos a refletirem sobre este comportamento. A exposição também pode ser conferida no formato virtual, através da UAV DIGITAL (https://sites.google.com/view/uavdigital).
O quê: exposição Martírio Sufragista, de Luana Lemos.
Quando: até 30 de janeiro. Segundas das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados e domingos das 16h às 22h.
Onde: Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás.
Arte e reciclagem
Até 18 de fevereiro é possível conferir Mulheres e Arte: A trajetória do recriar, projeto desenvolvido pelo Museu dos Capuchinhos que envolveu profissionais da Associação ARCA - Recicladores e Carroceiros do Aeroporto de Caxias do Sul. Os trabalhos foram confeccionados pelas recicladoras em oficinas comandadas por artistas como Gio e Doug, Daniela Antunes e Frei Celso Bordignon. Durante o processo, o grupo criou obras a partir de materiais recicláveis, ou seja, as mulheres foram protagonistas de uma ressignificação envolvendo a matéria-prima com a qual lidam no dia a dia.
O quê: exposição Mulheres e Arte: A trajetória do recriar, de várias artistas.
Quando: até 18 de fevereiro. visitação de segunda a sexta, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h.
Onde: Museu dos Capuchinhos (Rua General Mallet, 33, Rio Branco), em Caxias do Sul.
Amizade para além do tempo
Esta é a última semana para quem quiser conferir a exposição Registros da Amizade de Mira Schendel e Ely Andreazza, no Colavoro Sanvitto. A memorabilia ajuda a contar um pouco sobre os anos de convívio entre o médico caxiense e a artista plástica suíça que viveu boa parte da vida no Brasil, sendo alguns anos em Porto Alegre, onde foram vizinhos. A mostra traz cartas, poemas, cartões-postais, obras de arte e outros presentes trocados por Mira e Ely.
O quê: De Mira Para Ely - Registros da Amizade de Mira Schendel e Ely Andreazza
Quando: até 28 de janeiro. Visitação de segunda à sexta, das 9h às 18h
Onde: Colavoro Sanvitto (Avenida Júlio de Castilhos, 1989), em Caxias do Sul.
Fotografia e ambiência
As obras do artista e arquiteto Bruno Eder e da fotógrafa Bárbara Pandolfo dividem espaço na Vitrine Conceito da Galeria Arte Quadros, em Caxias. As criações estão expostas num ambiente assinado pelo escritório de Design Daniela Moraes. A mostra destaca a sobreposição de camadas dos trabalhos de Bruno (que costuma usar tinta, concreto, gesso, carbono, poliuretano, etc); e as formas orgânicas e naturais capturadas nas imagens de Bárbara. A ambientação proposta traz ainda peças de mobiliário autoral assinadas por Daniela para a marca Maddo.
O quê: Vitrine Conceito com obras de Bruno Eder e Bárbara Pandolfo.
Quando: até 28 de janeiro. Visitação de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30min às 19h; e aos sábado das 9h às 12h.
Onde: Galeria Arte Quadros (Rua Feijó Jr. 975, São Pelegrino), em Caxias do Sul.