Um floco de neve mágico vai invadir as noites quentes de Caxias a partir desta quarta (15). É que a narrativa contada no espetáculo Uma História de Natal se desenrola justamente dentro desse floco, fazendo uma conexão com a cultura nórdica e seus longos invernos. A montagem – que será apresentada desta quarta até este sábado, na Estação Férrea – revela um olhar pré-cristão ao Natal, o que a diferencia da maior parte dos shows natalinos da região.
– Como eu pesquiso as culturas pagãs desde a minha adolescência, pensei em trazer este lado para inspirar novas narrativas sobre o Natal, e ter a possibilidade de criar uma história aqui em Caxias, não só reproduzir o que é feito e visto no Natal Luz, por exemplo – diz Maria Lilith da Cruz, que assina a concepção do espetáculo.
Tanto Maria quanto o diretor artístico de Uma História de Natal, Akácio Camargo, possuem vasta experiência no reconhecido Natal Luz. Agora, a dupla une forças com a produtora cultural Caliandra Troian para criar uma tradição natalina também em Caxias, já que muitos dos talentos da cidade são “exportados” para Gramado nesta época do ano.
– Grande parte da mão de obra qualificada do Natal Luz é de Caxias. Eles são uma referência incrível, mas eu queria fazer algo aqui também. Eu só precisava que houvesse gente que acreditasse e investisse em nós, e a Cali abriu esse espaço para oferecermos isso a Caxias – diz Akácio, que também será o responsável pelos desfiles cênicos da Festa da Uva em 2022.
Uma História de Natal acompanha um grupo de aldeões do norte que festejam a união de sua comunidade na chegada do inverno e de seu solstício (a noite mais longa e escura do ano). No meio disso, também surge a solidária família Claus (referência a Santa Claus, ou Papai Noel), que distribui presentes a todos. Maria Lilith diz que o roteiro também busca fazer uma alusão ao momento atual, com o enfrentamento à pandemia.
– Na história, eles têm que passar por aquele momento de frio, eles estão mantendo a chama acesa para permanecerem aquecidos naquele período. Eles não estão comemorando necessariamente aquele momento, porque é um momento de privação e isolamento, mas estão juntos para poder enfrentar tudo. Acho que esse é o grande símbolo da história, unir as pessoas – adianta a artista, que também atua no espetáculo.
Com 17 pessoas no elenco, outra particularidade da montagem é reunir diferentes linguagens em cena. Teatro, dança, mágica, música (com 10 canções autorais sendo interpretadas ao vivo) e até equilibrismo conectam cada parte da história, oferecendo o encantamento que o público sempre espera de um espetáculo natalino.
– Quando nós temos o olhar voltado para a comunidade e a medida que nós desenvolvemos ações que melhoram a qualidade de vida dessas pessoas, a nossa cidade se torna uma cidade melhor, mais humana e mais desenvolvida. Para mim, pensar cada ação cultural, é pensar nas pessoas que vão ser impactadas por isso – defende Caliandra, que realiza Uma História de Natal com financiamento do Pró Cultura RS e da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias.
Programe-se
- O quê: espetáculo “Uma História de Natal”.
- Quando: desta quarta (15) até sábado (18), sempre às 20h.
- Onde: Estação Férrea de Caxias.
- Quanto: Entrada gratuita, mas sugere-se a reserva de lugares por meio do site caligestaocultural.com.