Não precisa ter formação de sommelier para saber que jazz harmoniza muito bem com vinho. Mas quem ainda tiver dúvidas sobre essa combinação pode pegar a estrada neste fim de semana até Bento Gonçalves, onde vai estar rolando, na Rua Coberta e na Fundação Casa das Artes, o Bento Jazz & Wine Festival.
Trata-se da segunda edição do evento criado para fomentar com mais cultura o turismo na Capital do Vinho, sendo a primeira presencial, devido à pandemia. A programação reúne um pouco do que há de melhor na cena instrumental do Estado, de figurinhas carimbadas, como Renato Borghetti e Lúcio Yanel, a revelações como o Quinteto Canjerana, de Lajeado, e o quarteto Marmota Jazz, de Porto Alegre. Caxias também estará representada, com o De Boni Quarteto, liderado pelo acordeonista Rafa De Boni, e com o trio Blue Jazzmine, projeto novo da cantora Fran Duarte com a harmonicista Débora de Oliveira e a guitarrista Karina Comin.
– O Bento Jazz tem a pretensão de ser uma referência entre os festivais de jazz do Brasil, porém, neste momento, ainda por conta da pandemia, tivemos de readaptar o nosso alcance em termos de shows. Contudo, restringir a programação a uma cena mais regional mostra o alto nível dos artistas que temos no Estado. Outra premissa é poder aproximar as pessoas da música instrumental e mostrar que o jazz é uma música acessível, que as pessoas muitas vezes gostam sem nem saber o que é. Como Zuza Homem de Mello me disse uma vez, o jazz é a “Música da Liberdade” – destaca o músico e produtor cultural Carlos Badia, um dos organizadores do Bento Jazz & Wine.
Badia também destaca que o festival terá como homenageada uma grande expoente do jazz nacional que é natural de Bento Gonçalves, mas cuja trajetória foi abreviada pela morte precoce, aos 38 anos: a pianista Ana Mazzotti (1950-1988):
– O palco da Rua Coberta irá se chamar Palco Ana Mazzotti, não apenas nesta edição. E na abertura do evento queremos fazer um momento bem especial com a presença da irmã dela. Se a Ana estivesse viva, certamente seria um nome que estaria levando o jazz brasileiro para o mundo.
Além da música, é claro que a parte enogastronômica chega igualmente bem representada, com a presença de seis das principais vinícolas da região e dois wine bares, garantindo variedade de rótulos para todos os paladares. Também haverá diversos food trucks no trajeto entre os dois palcos (a Rua Coberta fica atrás da Casa das Artes). Estão previstos ainda três debates, Cultura e Turismo: uma relação de fortalecimento Econômico e social; Economia da Cultura: um novo paradigma; e Política Cultural: como novos modelos de gestão de cultura podem fortalecer o desenvolvimento dos municípios.
– É um evento que traz uma temática nova para o nosso calendário, que é o jazz, mas que já é muito comum em outros países que têm essa cultura forte do vinho. Embora a gente não tenha conseguido realizar o festival na data original, devido à pandemia, a expectativa que já havia na época cresceu ainda mais – destaca o secretário de Cultura de Bento, Evandro Soares.
Com entrada gratuita, o Bento Jazz & Wine é realizado pelas produtoras Experimentais Cria Cultura e MS Produções, em parceria com a prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria da Cultura, Natal Bento e Fenavinho. Além do presencial, os shows no Anfiteatro Ivo da Rolt terão transmissão ao vivo pelo Facebook (/bentojazzwine).
Programe-se
O quê: 2º Bento Jazz & Wine Festival
Quando: de hoje até domingo
Onde: Rua Coberta e Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves (transmissão pelo Facebook dos shows no palco interno)
Quanto: entrada gratuita (não é necessária a apresentação de comprovante vacinal)
Programação
Sexta-feira
Palco Jazz & Vinho (Rua Coberta)
19h: Quarteto New Orleans
19h50min: DJ Zonattão
21h: Blues Jazzmine
Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold (Casa das Artes)
20h: Quartcheto
21h10min: Carlos Badia e grupo
Sábado
Palco Jazz & Vinho (Rua Coberta)
15h: DJ Zonattão
16h: De Boni Quarteto
16h50min: DJ Zonattão
18h: Mazin Silva
18h50min: DJ Zonattão
20h: Quinteto Canjerana
Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold (Casa das Artes)
19h: Leo Bittencourt Trio
21h: Lúcio Yanel
Domingo
Palco Jazz & Vinho (Rua Coberta)
15h: DJ Zonattão
16h: Teia Jazz
16h50min: DJ Zonattão
18h: Alê Lucietto Trio
19h30min: Renato Borghetti
Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold (Casa das Artes)
19h: Marmota Jazz
21h: Paulinho Cardoso Quarteto