Em suas primeiras tentativas de se equilibrar sem usar as rodinhas de trás, um menino sofre um acidente e sua mãe decide vender a bicicleta para uma oficina de consertos gerais. Desolado, o menino visita a oficina e descobre que não apenas a sua antiga bike, mas também os outros objetos à espera de conserto, não estão estragados, apenas querem mudar de função. Sua missão passa a ser, então, a de ajudar cada objeto a realizar seus sonhos.
Essa é a premissa de Para quê servem as coisas?, fábula que ensina sobre tolerância, respeito às diferenças e autoconhecimento, e que chega neste domingo ao projeto Téti – Teatro em Família. Voltado para crianças de 6 a 10 anos, o espetáculo terá apresentação virtual, podendo ser assistido por toda a família pela página do Téti no Facebook.
Com dramaturgia de Thais Fernandes e Tainah Dadda, a peça já nasceu multimídia em 2018, quando teve sua primeira apresentação na rede municipal de ensino de Canoas. A proposta era que os alunos fizessem desenhos de objetos que ganhariam animação e projeção para interagir com o ator Eduardo D´Ávila, sendo parte do cenário.
– Desde o início queríamos trazer as crianças para dentro do projeto, através da contação de histórias. Nós tínhamos a sinopse, mas queríamos que as crianças propusessem as funções e personalidades dos objetos. Isso ocorreu em sala de aula, com uma contadora de histórias que ia incorporando na história as sugestões dos alunos. A proposta também era se desafiar em termos de linguagem, experimentando formas de animação, mas com muito respeito à estética infantil – comenta Thais.
Gravada na sala de Eduardo, a versão online ganhou uma cena inicial metalinguística, com o próprio ator montando o cenário e se preparando, mostrando um pouco do processo de trabalho do artista em home office.
– Quando apresentamos o espetáculo ao vivo, foi muito interessante ver que, mesmo as crianças de hoje, que já mexem em smartphone, que já vivem rodeadas por tecnologia, ainda se surpreendem com a mágica da cena, que é a magia do teatro. Esta primeira apresentação online que faremos nos deixa muito ansiosos para ver como será a reação das crianças, mas a troca com esse público é sempre tão verdadeira que a gente acredita que vai ser muito bacana – destaca Eduardo.
O Téti – Teatro em Família é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com realização da Cali Gestão Cultural. O projeto chegou a ter duas edições presenciais, mas diante da pandemia a organização preferiu oferecer os espetáculos no modo virtual, para que as famílias possam desfrutar em segurança, de qualquer lugar do mundo.
Programe-se
O quê: Téti – Teatro em Família, com o espetáculo teatral “Para que servem as coisas?”, de Tainah Dadda e Thais Fernandes.
Quando: 5 de setembro – domingo, às 17h30min.
Onde assistir: página do Festival Téti no Facebook (/festivalteti).
Quanto: Apresentação gratuita.