Inaugurado na semana passada, o Boulevard Garibaldi não é apenas um complexo comercial com 26 lojas. Desde que a ideia do shopping começou a ser formatada, depois que a família Perini adquiriu o espaço, o intuito era manter viva a memória do endereço que serviu de sede para vinícolas históricas da Serra. Além de exibir uma arquitetura que respeita esse contexto, o Boulevard Garibaldi foi entregue à comunidade com uma série de atrações artísticas pensadas justamente para celebrar as origens da cidade e de seu povo. Prova disso são os 13 painéis assinados pelo artista Stang, inspirados em fotografias antigas garimpadas no Arquivo Histórico da cidade. Essas fotos originais, aliás, também estão expostas junto às obras ao lado de um breve texto explicativo.
– O Stang fez questão de buscar algo que fosse realmente vinculado à comunidade. Não são momentos épicos, grandiosos, que marcaram história com grandes figuras. Ele quis mostrar como a cidade foi construída pela população, desde a pessoa que fazia o pão até aqueles colocaram tijolo por tijolo. Tem até carnaval de rua e corrida de bicicleta entre as imagens retratadas – comenta Pablo Onzi Perini, sócio proprietário do empreendimento.
Também pelas mãos de Stang – que mistura o trabalho com pincel a linguagens do grafite com tinta spray – nasceram novas versões de Giuseppe e Anita Garibaldi (abaixo), casal homenageado pelo nome da cidade. Uma particularidade interessante é que o artista criou essas figuras históricas com rostos que poderiam ser de qualquer um.
– Tem um certo anonimato nas figuras que instiga as pessoas a se verem ali. É uma abordagem bem democrática, bem contemporânea, e que respeita cada pessoa no ponto de vista da formação de uma comunidade – elogia Perini.
Os painéis de Stang estão na chamada Via Anita, o caminho que conecta as principais avenidas da cidade: Independência e Rio Branco. Ao final do trajeto encontra-se a Piazza Perlage, onde estão os trabalhos que homenageiam Anita e Giuseppe Garibaldi e também uma escultura chamada A Tríade (abaixo), que reúne o brinde de três taças gigantes. A obra foi pensada por Pablo ao lado dos arquitetos Alexandre Scheeren e Luiza Thomas de Vargas, já a execução ficou por conta do artista Edmilson Dutra Almeida. A escultura celebra a simbologia do brinde.
– Dentro de cada uma dessas taças em metal tem um jato de água que sai para encontrar as demais. Na frente desse espelho de água tem um sensor iluminado e, quando as pessoas chegam mais perto, o jato de água se intensifica. É um conceito interativo que reforça como o visitante também é protagonista do espaço – explica Perini.
Além dos painéis de Stang e da escultura de Edmilson, o passeio no Boulevard Garibaldi também oferece uma imersão na história do espumante por meio da Cave dos Sentidos. A ideia é justamente festejar a bebida mais importante da história da cidade e situar o visitante sobre ao passado do prédio onde o shopping foi construído.