Traços da arquitetura contemporânea brasileira em uma casa com referências típicas da colonização italiana. Essa é a marca da Gesto Pizza, projeto assinado pela arquiteta Jessica De Carli. A pizzaria ocupa o pavimento térreo e o pátio interno da residência construída em 1955, uma das primeiras da Rua Alfredo Chaves, no Centro de Caxias do Sul. O ponto de partida da reforma foi a remoção de paredes estruturais que dividiam o espaço interno, possibilitando uma área mais ampla. A acessibilidade também foi garantida pela instalação de um elevador panorâmico junto ao jardim, interligando os três andares da edificação.
O balcão é o elemento organizador, demarcando frente e fundos. Cozinhas e sanitários são delimitados pelo coração da pizzaria: o forno. Em primeiro plano, o espaço de encontro do público conecta-se visualmente com a rua.
O aconchego do ambiente interno se traduz em tons terrosos, madeiras, curvas e texturas naturais, construindo um conjunto de formas e materiais que conversam entre si. O balcão curvo do bar e o forro ripado sobre as mesas reforçam a madeira como material que une o espaço interno do restaurante, como descreve uma das arquitetas responsáveis pelo projeto, Daniela Bortolotto. No mobiliário, o destaque fica para a coleção de cadeiras garimpadas pelos proprietários, assinadas por consagrados designers como Sergio Rodrigues, Jorge Zalszupin, Joaquim Tenreiro, Celina Zilberberg e Marcel Breuer.
A Gesto Pizza inaugurou em Caxias do Sul no dia 28 de novembro de 2020, trazendo a autêntica pizza napolitana, caracterizada por seu formato arredondado, com bordas infladas, assada em forno a lenha, normalmente consumida individualmente e com as mãos. As pizzas são elaboradas de acordo com o Disciplinar Internacional da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), instituição em Nápoles, na Itália, onde o proprietário, Fabio Paesi, se especializou. O cardápio conta ainda com outras iguarias típicas.