Espaço intermediário entre o social e o íntimo, o lavabo funciona como um cartão de visitas da casa e, portanto, seu projeto merece toda a atenção. Um bom lavabo transmite a personalidade dos proprietários, e isso vale para ambientes comerciais também. Receber bem, com toalha seca, sabonete gostoso e produtos de higiene acessíveis para eventuais necessidades contribui com essa imagem, tanto quanto os acessórios de requinte na decoração e os toques mais ousados, que costumam ser explorados nesse tipo de ambiente.
A arquiteta Luciana Viganó gosta de explorar a criatividade nos lavabos e, ao mesmo tempo, investir em móveis atemporais e materiais nobres. Entre seus projetos, a Casa&Cia selecionou dois que demonstram sua concepção marcante. O primeiro deles se destaca pela cor verde Jardim Botânico, da Coral, inspirada na natureza. A tonalidade aparece nos painéis clássicos de laca brilho, e é valorizada pelo metal inox Gold nas faixas dos puxadores, estrutura, espelho, luminárias, torneiras e acionadores de bacia sanitária, conferindo um toque de luz ao ambiente. A personalidade impressa na cor tornou o ambiente único:
Dificilmente alguém terá um ambiente no mesmo tom, na mesma combinação de materiais e brilhos - destaca Luciana, realizada em ver os clientes encantados com o resultado cheio de personalidade neste lavabo.
A arquiteta destaca que a aplicação da cor verde oliva traz aconchego e, ao mesmo tempo, sofisticação.
– O lavabo tornou-se o ambiente mais incrível da casa! – afirma Luciana.
A segunda proposta tem inspiração em um conceito americano de morar. Em branco, o lavabo tem toques clássicos e inspira leveza. A pia esculpida, tendência da arquitetura contemporânea, possui rajados do antigo mármore Calacatta italiano com fundo branco. A cuba é desenhada segundo as linhas da arquitetura contemporânea.
Luciana destaca que a composição de diversos materiais foi um ganho neste projeto e, para acertar na escolha, foi adotada a técnica do moodboard, um painel que antecipou a materialização dessa mistura harmônica de materiais, permitindo tornar mais visuais as inspirações iniciais.
Dicas
- O espelho é fundamental, não só pela funcionalidade, mas pela amplitude que confere. Pode ser pensado desde o início do projeto, para nortear o estilo. Disposto no teto, compensa eventual redução de espaço;
- Na bancada, explore as vantagens de uma bandeja para manter itens de apoio mais acessíveis;
- Se possível, disponha flores naturais na bancada, assim como aromatizadores e sabonetes especiais;
- Propostas rústicas agregam bem peças de família que podem ser usadas como vasos de flores não convencionais. Uma antiga cômoda substitui o móvel tradicional e pode ser adaptada para a cuba;
- Por não ser um espaço de banho, comporta bem papéis de parede, que podem surpreender e conferir sofisticação;
- Para ambientes maiores e com mais frequência de uso, duas cubas facilitam bastante;
- A proposta camarim, com muita luz no espelho, costuma agradar para os retoques da maquiagem;
- Se tudo estiver muito clean, analise a possibilidade de investir em uma bela e surpreendente luminária.