A multiartista curitibana radicada em Caxias do Sul Paulinha Suzuki presta tributo à cultura de seus ancestrais em A Lenda da Raposa Mágica Kitsune, animação recém-lançada em seu canal no YouTube. Trata-se do vídeo que abre uma série de longo prazo, na qual a caxiense quer ilustrar a história de outros animais sagrados para a mitologia japonesa, como o tanuki (texugo), a carpa (koi), a garça (tsuru), o galo (ondori), entre outros.
Personagem milenar do folclore oriental, as kitsunes são raposas com poderes mágicos e forte ligação com o mundo espiritual, sendo as guardiãs da deusa xintoísta Inari, adorada pelos agricultores. A esse animal se atribui sagacidade e sabedoria, com saberes e habilidades que aumentam com o avançar da idade. Também tem o poder de aparecer em forma humana, de árvore e de lua, provocando ilusões que podem levar à loucura.
– A intenção é fazer um resgate da minha ancestralidade, contribuindo para levar a mais pessoas esse conhecimento sobre os animais místicos japoneses, que são histórias muito ricas em simbolismo. É um interesse que surgiu na adolescência, de pesquisar minhas raízes pelo lado paterno da família, e que se tornou mais forte na idade adulta, principalmente depois de ser mãe. Quero passar para os meus filhos esse mesmo zelo com a história dos antepassados – comenta Paulinha, que desde 1995 atua na área gráfica, tanto no ramo cultural quanto corporativo.
O vídeo tem pouco mais de cinco minutos de duração, em que a artista utiliza a técnica de stop-motion (ou quadro a quadro). Foi a primeira experiência assumindo todo o processo, desde a criação até a animação:
– Foi muito desafiador e trouxe um aprendizado imenso. Foram três meses de trabalho e cerca de 350 desenhos para gerar o vídeo. Em trabalhos anteriores eu me envolvia com os desenhos e contratava alguém para animar e editar. Essa foi a primeira vez que assumi o processo do começo ao fim – conta a artista, que no final do vídeo elenca agradecimentos a amigos e familiares que têm sido importantes para atravessar o período pandêmico.
O vídeo conta com a narração da atriz Aline Marques, e trilha sonora de Felipe Lyo Suzuki, primogênito e parceiro de Paulinha na banda autoral Rádio Kaza Jardim. O trabalho é viabilizado pelo edital FAC Digital, da Secretaria Estadual de Cultura (Sedac).
Leia também
Cris Carvalho promove curso com renda parcialmente revertida à causa animal
Confira as datas da Mostra Tum Tum 8
Grafite dá nova cara à fachada de escola no bairro Santa Fé
Confira a coleção verão 2021 da grife Di Praia
Parceria entre o Instituto SAMbA e a Fundação Marcopolo cria cartilhas para estudantes de Caxias
Sandra Cecília Peradelles: coragem, coração!
Inspiração para o Halloween: faça cakepops de chocolate
Casa & Cia: salão aposta no `urban jungle¿ para agregar relaxamento às rotinas de cuidados em Caxias
Uma noite no novo normal: concerto em Bento foi amostra de como serão os eventos em teatros na pandemia