Uma resolução municipal, com protocolos para a realização de eventos no sistema drive-in, será publicada na quarta-feira (22) pela prefeitura de Caxias do Sul. As medidas previstas incluem a restrição de quatro pessoas por veículo no evento e o distanciamento de dois metros entre os carros. O uso de máscaras será obrigatório para profissionais envolvidos nos shows e ao público que precisar circular.
Apenas carros de passeio poderão participar. Motos e carros conversíveis serão proibidos, assim como vans e micro-ônibus. O estacionamento poderá ter apenas metade da capacidade utilizada. Outro aspecto é que as atividades serão permitidas apenas quando a região de Caxias do Sul estiver classificada como bandeira amarela ou laranja, as mais brandas do sistema de distanciamento controlado do Estado.
Conforme a secretária da Cultura de Caxias, Luciane Perez, a liberação desses eventos foi planejada ao longo de semanas. Segundo ela, outros municípios onde as apresentações já foram liberadas foram consultados para a criação de um protocolo seguro.
— Trocamos ideia com outros gestores e montamos um protocolo que é fácil de seguir e resguarda a saúde — comenta.
Segundo a secretária, a prefeitura também levou em consideração a volta dos artistas ao trabalho. O setor cultural é um dos mais afetados pela pandemia, já que foi o primeiro a parar para que aglomerações fossem evitadas.
— É uma forma de eles voltarem ao trabalho. A comunidade vai consumir cultura e os artistas vão trabalhar — salienta a secretária.
Para realizar esses eventos, os interessados têm de contatar a Secretaria da Cultura pelos telefones 3901-1381, 3901-1388, ramal 224, ou ainda pelo e-mail gabinetesmc@caxias.rs.gov.br. A recomendação é que o pedido seja feito com ao menos 10 dias de antecedência para a análise.