* O conteúdo da seção Casa & Cia é produzido pela jornalista Alessandra Rech, especialmente para o Pioneiro.
A palavrinha já circula nas redes há algum tempo, mas se mostra cada vez mais apropriada para o momento #fiqueemcasa. 'Hygge', do dinamarquês, que se pode traduzir por aconchego, bem-estar e segurança, foi o conceito que inspirou o arquiteto Saymon Dall´Alba na decoração do próprio apartamento. Com 80 metros quadrados, a residência, no bairro Petrópolis, em Caxias do Sul, mescla o estilo industrial com o gosto por plantas e peças de design que primam pelo conforto.
Os tons amadeirados sobre bases escuras são complementados por elementos inusitados, que traduzem a personalidade do proprietário. Para Saymon, o projeto afirma a importância de viver de forma intensa e agradável, valorizando as pequenas coisas, relembrando histórias de viagens e momentos em família.
Leia mais
Casa & Cia: design inspirado na música
Casa & cia: inspire-se em uma decoração moderna e funcional para quem gosta de curtir momentos em casa
Casa & cia: confira cinco tendências de design e arquitetura para 2020
A presença do verde nos ambientes, principalmente na sala, é outro destaque. Nesse local, destaca-se a possibilidade de contemplar a vista do conforto do sofá, ornado com muitas almofadas, sentindo a brisa movimentando as cortinas de linho.
– Tudo isso é a tradução do bem-estar na rotina, que deixa de ser uma tendência e se transforma em atitude – afirma o arquiteto.
Entre os acabamentos, destaque para materiais com texturas naturais aparentes (OSB, multilaminado), peças em serralheria e papéis de parede usados no teto da sala de estar e do lavabo, criando uma atmosfera industrial. A iluminação, com eletrocalhas metálicas, segue o estilo. Objetos de antiquários complementam a decoração.