A Mostra Tum Tum Instrumental sai do teatro rumo a um dos lugares mais queridos de Caxias do Sul para a penúltima edição da sua 7ª Temporada, neste domingo. Intitulada Tum Tum de Verão, a dobradinha de shows com Sovaco de Cobra e Duo Finlândia está marcada para o Parque Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos), a partir das 15h. Também haverá feira criativa, com expositores locais e marcas independentes. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Teatro do Sesc, por isso é importante estar atento às redes sociais para a confirmação se o clima estiver instável.
Formado em 2006 em Pelotas, pelos virtuosos Jucá de Leon (pandeiro), Silvério Barcellos (violão de sete cordas) e Gil Soares (flauta), o Sovaco de Cobra leva aos palcos uma mistura de choro e samba, sintetizando as aproximações entre essas duas importantes manifestações culturais brasileiras (o nome homenageia um dos mais famosos bares de choro no Rio de Janeiro). No repertório, o trio passeia pela obra de nomes como Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim e Pixinguinha, além de artistas que beberam da fonte do choro e do samba, como Chico Buarque, Lupicínio Rodrigues e Tom Jobim.
Falando em aproximações, o Duo Finlândia traz a feliz junção de Brasil e Argentina, representados pelos talentos do mineiro Raphael Evangelista (violoncelo) e de Mauricio Candussi (acordeom, teclado e programações), de Córdova. A dupla volta a Caxias ainda mais afiada do que em sua estreia por aqui, em 2014, quando se apresentou no Teatro do Sesc. Com arranjos tão ousados quanto modernos, Raphael e Mauricio exploram ritmos como tango, o candombe, a cumbia, a milonga, o baião e o frevo. O resultado é um trabalho elogiado nos cinco continentes e premiado como melhor grupo instrumental brasileiro de 2011 (Hangar Awards) e Artista Global 2012 do projeto britânico Sofar Sounds.
– É a primeira vez que levamos a mostra para o Parque dos Macaquinhos. Optamos por fazer num lugar de maior visibilidade e circulação de pessoas, além de ser um local lindo e que a gente precisa usufruir. Também é uma forma de prestigiar quem fica na cidade durante o verão e não tem tanto acesso gratuito a eventos culturais como no restante do ano – destaca a produtora cultural à frente da Tum Tum, Juliana Pandolfo.
A Tum Tum de Verão ainda terá uma data em março, também no Parque dos Macaquinhos, com Choro das Gurias (RS) e Tatango (Uruguai). Juliana comenta que uma nova data pode ser adicionada à 7ª temporada em abril, dependendo da captação do restante do recurso disponível pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.