*Por Alessandra Rech (palavrear@gmail.com)
Neste apartamento de 340 metros quadrados na área central de Caxias do Sul, os clientes desejavam que os ambientes fossem práticos e retratassem a personalidade de cada membro da família. Tinham preferência por tons claros, e que os espaços fossem amplos, aconchegantes e funcionais. O living foi pensado para receber amigos e familiares com conforto. A paleta de cores, suave, e o design de mobiliário foram projetados para uma decoração atemporal.
As arquitetas Caroline Formentini e Christiane Guarese propuseram uma grande porta de correr em vidro, permitindo, conforme a necessidade, mais privacidade para a sala íntima, de 16 metros quadrados, ou sua integração com a cozinha, área de grande uso da família. Este espaço tornou-se mais acolhedor com o uso da lâmina de madeira natural.
Madeira, porcelanato, mármores e pedras especiais se destacam no projeto, que resultou em sofisticação e valorizou a amplitude generosa do living, que totaliza 79 metros quadrados, equilibrando conforto com espaço de circulação.
Nude dá sensação de amplitude e organização
Tendência que se mantém a alguns anos, a decoração que explora o nude como tom predominante oferece vantagens. Além de combinar facilmente com uma ampla gama de cores, esse tom transmite sensação de limpeza, ordem e espaço, o que pode ser bem-vindo em ambientes que dispõem de menor metragem.
Até algum tempo imaginado como tom delicado para estar presente no quarto do bebê, o nude ganhou a casa toda, permitindo destacar peças de arte e objetos pontuais e o uso de plantas, por exemplo, que ganha especial contraste. A proposta também valoriza mobiliários e itens vintage, assim como peças de design contemporâneo.