Quase uma década depois, a turma de amigos caxienses que realizou a expedição Fuscaustral, percorrendo de Caxias do Sul até a Patagônia, está pronta para fazer roncar novamente os motores de seus carros antigos. A partir da madrugada deste sábado, com saída da Praça Dante Alighieri, pelos próximos 20 dias, o grupo irá percorrer quase 8 mil quilômetros em uma jornada por Argentina, Chile, Bolívia e Brasil.
Enquanto Fuscaustral reuniu 13 amigos e seis carros, Fuscatacama, como foi denominada a nova aventura, reunirá 26 pessoas e dez relíquias: quatro fuscas, três kombis, uma caminhonete Ford F-100, uma Ford F-1000 e uma Belina.
– A gente brinca entre nós que a dúvida não é se vai dar problema ou não. É quando vai dar! Por coincidência, temos no grupo dois mecânicos. Na primeira expedição tínhamos um, que estava de férias, mas trabalhou mais do que no resto do ano – diverte-se Leandro Ravizoni, um dos participantes da expedição.
Para garantir que a viagem seja tranquila, a turma está levando peças como correia dentada e bobina na bagagem. Além disso, as caminhonetes Ford estão equipadas com reboques.
– Na Argentina, por exemplo, não existe oficina especializada em fusca e também não há peças para reposição, então temos de estar preparados – explica Ravizoni.
O roteiro prevê passagens por Uruguaiana, Santa Fé (ARG), Córdoba (ARG), Mendoza (ARG), Uspallata, (CHI), Valparaiso (CHI), La Serena (CHI), Antofagasta (CHI), San Pedro do Atacama (CHI), Salar da Uyuni (BOL) Salta (ARG), Cafayate (ARG), Resistencia (ARG) e São Borja.
Sem reservas de hotel, os viajantes irão dormir em campings, hostels ou pousadas, de acordo com a necessidade em cada local. Além de passar por regiões históricas, monumentos turísticos e por algumas das mais belas paisagens da América Latina, a viagem inclui passeios a cavalo, raftinfg e tour por cantinas e vinícolas argentinas e chilenas.
– Só passar perrengue com pneu furado e óleo vazando não dá, né? Vamos se divertir e passar bem também– brinca Ravizoni.
O planejamento da viagem durou dois anos. Parte dos recursos foi garantida pelo caixa da venda do livro Fuscaustral (lançado em 2015) e também da cerveja especial homônima.
Quem quiser, pode acompanhar essa aventura entre amigos pelo perfil do Instagram: @fuscatacama. Essa nova jornada também deve virar livro, desta vez, digital e interativo.