Uma vez ao ano, uma comunidade de gatos que vive em um ferro-velho se reúne para uma celebração um tanto inusitada. Todos querem ser escolhidos pelo seu respeitado líder e, assim, deixar para trás a vida em meio à sucata e seguir para um lugar de alegrias e prazeres. Eles são os Jellicle — palavra que ninguém sabe o significado, apenas os gatos.
A sinopse acima é do musical Cats, consagrado por público e crítica ao ficar 18 anos consecutivos em cartaz na Broadway, nos Estados Unidos. Escrito pelo britânico Andrew Lloyd Webber, a partir de poemas de T. S. Eliot, o espetáculo ganha releitura nesta quarta-feira (27), no Campus 8 da UCS.
O elenco é formado por estudantes da licenciatura em Música, enquanto a produção é assinada coletivamente pelos cursos de Estética e Cosmética, Arquitetura e Urbanismo, Moda, Música e Design. O trabalho de criação artística começou em março e mobilizou cerca de 50 pessoas, entre professores, alunos e funcionários da universidade.
— A proposta é desenvolver as habilidades artísticas dos alunos, proporcionando que eles coloquem em prática os diferentes conhecimentos da sala de aula, além de vivenciar o trabalho em equipe e trazer reflexões para a comunidade que assistir — destaca a professora Suelen Matter, responsável pela direção musical.
Com aproximadamente 90 minutos de duração, o espetáculo cênico-musical terá dois atos e 18 músicas, com letras traduzidas do original por Toquinho e interpretadas pelo elenco. Completam o show iluminação, cenário, sonorização e maquiagem — ingredientes que prometem encantar o público. Já o figurino foi confeccionado a partir de tecidos doados pela Sultextil, patrocinadora da iniciativa.
A releitura de Cats integra o projeto Campus 8 em Cena, que já levou aos palcos da UCS os também aclamados musicais O Fantasma da Ópera, em 2017, e Os Miseráveis, no ano passado.
— A escolha pelo texto partiu dos próprios alunos e está totalmente conectada com a atualidade, passando por questões de gênero e de sexualidade, muito presentes hoje em dia. Cats é uma grande metáfora e reflete a forma como nós, humanos, nos vemos — completa a professora.
O espetáculo conta ainda com direção de maquiagem de Camila Borges Polesso, direção de figurinos de Débora Perufo e cenografia com Suelen Matter e Elviz Barbieri.
PROGRAME-SE
:: O que: musical Cats.
:: Quando: nesta quarta (27), às 19h30min.
:: Onde: auditório do Campus 8 (Av. Frederico Segala, 3099, Samuara), em Caxias do Sul.
:: Quanto: entrada gratuita, com retirada de ingressos na secretaria do Campus 8, conforme disponibilidade de lugares.
:: Duração: 90 minutos.