Com a espirituosidade que é marca registrada do quarteto, o tecladista César Casara traduz como "Bagual Pauleira" o nome do novo trabalho da Yangos, Power Folklore. Com show de lançamento hoje à noite no Teatro Pedro Parenti, trata-se do primeiro registro ao vivo somente do grupo (outros trabalhos ao vivo foram lançados com Dante Ramon Ledesma e com Lúcio Yanel). Inspirado no termo que um jornalista da edição argentina da revista Rolling Stone cunhou para definir o som do grupo, o título ajuda a ilustrar para os desavisados a pegada roqueira dos caxienses que espalham para o mundo os ritmos do Sul do América. Não por acaso, o álbum surge como encomenda de uma produtora holandesa que divulga a Yangos na Europa, visando uma turnê futura.
— Nós tocamos no festival El Mapa de Todos, em Porto Alegre, e o resenhista Claudio Kleiman, da Rolling Stone argentina, assistiu ao show e usou esse termo para descrever a nossa mistura de ritmos e presença de palco. Nós achamos que foi o termo que melhor representa o que é a nossa performance para quem ainda não assistiu ao vivo, que é uma experiência muito diferente do que é escutar o CD. A música instrumental muitas vezes remete a um som mais de elevador e a nossa pegada tem um pouco de banda de rock, pela força e intensidade que a gente coloca em cada apresentação — destaca Casara.
Coletânea de 11 músicas pinçadas de uma década e meia de carreira, o álbum captado ao vivo e "allplugged" (todo plugado) foi gravado nos Pavilhões da Festa da Uva e marca uma nova fase na trajetória da banda, já calejada musicalmente, mas ainda preocupada em oferecer ao público uma performance capaz de agradar aos olhos tanto quanto aos ouvidos. Desde novembro do ano passado, a Yangos tem a parceria do diretor de teatro Cristian Beltrán, chileno radicado em Caxias, que assume a parte cênica do novo show e também assina os clipes de Power Folklore.
— A parceria com o Cristian partiu de uma necessidade que a gente sentiu de explorar melhor nossa parte de palco, de conseguir se expressar melhor artisticamente. Muito se dá pelo fato de não ter letra, algo que o público em geral ainda não é tão acostumado. E o resultado foi muito legal, um trabalho que serviu para abrir ainda mais a nossa cabeça para novas possibilidades — acrescenta o tecladista.
Além da promessa de uma performance cuidadosa do quarteto, o show terá ainda a participação do casal de dançarinos Jenifer Bonho e Akacio Camargo, que tem sido atração em shows recentes da Yangos pelo Estado.
Agende-se
O quê: show de lançamento do álbum Power Folklore, da Yangos
Quando: hoje, às 20h
Onde: Teatro Pedro Parenti, em Caxias do Sul
Quanto: R$ 20 (o ingresso dá direito a um CD)
Leia também:
Com 16 filmes inéditos, Festival Varilux de Cinema inicia nesta quinta-feira, em Caxias do Sul
Documentário remonta morte dos irmãos Biondo, ocorrida em 1923 na Serra