Irmãos apartados no nascimento, o blues e o jazz construíram suas histórias ora juntos, ora separados. Sempre que se reencontram, a música ganha. Neste domingo, a jazzística Orquestra Municipal de Garibaldi, cuja formação big band remete aos conjuntos que tornaram célebre a chamada Era do Swing, recebe o cantor e harmonicista porto-alegrense Ale Ravanello, que há uma década figura entre os principais nomes do blues feito no Rio Grande do Sul. Intitulado Blue Note, o concerto em que a orquestra receberá o gaitista para tocar standards e composições de Ravanello será apresentado no Clube 31 de Outubro, em Garibaldi, às 20h.
Regente da orquestra, Luiz Carlos Zeni Junior comenta ter esboçado o concerto após assistir algumas apresentações de Ravanello com o tradicional quarteto de blues que leva seu nome. O convite foi feito no final do ano passado e prontamente aceito pelo harmonicista.
– A gente sempre tenta trazer coisas novas para o público, mas que também sejam um desafio enquanto orquestra. Da mesma forma, quando convidamos alguém, normalmente é com a intenção é de que o convidado também saia do seu “habitat natural” e se sinta desafiado. O Ravanello, além de ser um grande instrumentista, é um showman cuja performance faz lembrar muito os crooners das bandas de jazz – comenta o regente.
A referência não é mera casualidade. Ravanello, que recentemente lançou o álbum So Many Stories To Tell, em duo com a pianista Mari Kerber, diz ter em Michael Bublé, cantor canadense que une ao jazz uma forte verve humorística , uma inspiração que mudou a sua forma de se apresentar. O harmonicista também vibra com a nova roupagem dada pela orquestra para as suas composições:
– Os arranjos ficaram muito legais. O grupo conseguiu captar a pegada do nosso som, que é bastante quebrado, e traduzir para a linguagem da orquestra. É como ouvir o ataque da banda multiplicado por 17 instrumentos – elogia o músico.
Com duração de 70 minutos, o repertório terá clássicos como A Foggy Day, St. Louis Blues e Caldonia, além de músicas de Ravanello, como Alley Cat, Sweet Brown Eyes Brunette e Everytime I See You.
Programe-se
O quê: Concerto Blue Note, com a Orquestra Municipal de Garibaldi e Ale Ravanello
Quando: domingo, às 20h
Onde:Clube 31 de Outubro, em Garibaldi (Travessa Emilio Jacinto Ferreira, 20 - Centro)
Quanto: entrada gratuita
Leia também:
Borghettinho sobe a Serra para ser uma das atrações do Festival Música de Rua, em Caxias
Iotti estreia série sobre pescaria na Fish TV