Nunca antes na história de Caxias do Sul ocorreram tantas exposições com um mesmo enfoque e ao mesmo tempo. Há obras com a temática natureza-morta na Galeria Municipal da Casa da Cultura, no Centro de Cultura Ordovás, na Galeria Arte Quadros, no Campus 8 da UCS, e amanhã, às 19h30min, é a vez do Reffugio Art Café, na Casa Paralela, receber sua mostra coletiva.
Curiosamente, o grupo Conhecendo Arte promove quatro exibições dessa série, a partir de obras da Pinacoteca Martins, cuja primeira exposição, na Galeria Municipal, tinha como título Natureza-morta em diálogo.
É no espírito do diálogo e em tom de provocação contemporânea, que aparece a Eletro Vanita, com curadoria de Rafael Dambros e realização do Núcleo de Arte Unificada (NAU).
— Escolhemos esse nome porque vanitas é o termo usado para um tipo de trabalho de natureza-morta com ideias mais profundas. E o eletro é por ser algo mais contemporâneo — explica Rafael Dambros.
E que diálogo é esse que a Eletro Vanita propõe?
— Aparecemos como um contraponto, porque a maioria das obras dessas exposições tratam da natureza-morta da maneira mais clássica, como um cesto de frutas sobre a mesa — provoca Rafael.
Mais do que pintar as frutas ou flores em decomposição, a Eletro Vanita aborda temas mais complexos.
— O que as pessoas entendem por natureza-morta é mais raso. Estamos tratando de vida e morte, sobre o tempo e a perenidade, e sobre nossa colocação no mundo. Nos importa é a história que é contada através da natureza-morta — revela Rafael.
A surpresa da noite será a performance do artista Sérgio Filho, em sintonia com suas obras, que estarão em exposição e decomposição durante o período em que a mostra estiver aberta à visitação.
— Quem for no primeiro dia, verá a obra dele completa, mas ela vai morrendo durante o tempo da mostra — conta Rafael.
Eletro Vanita contempla obras em fotografia, pintura, objeto, instalação e performance. Todos os trabalhos estarão à venda, com preços entre R$ 150 e R$ 1 mil.
Artistas selecionados:
Gabriela Moraes
Marina Luisa
Marina Rombaldi
Marina Protcházka
Nicole Martinato
Nilton Dondé
Pedro Henrique Silva
Pedro EMCB
Sérgio Filho
Wéllington Damin
PROGRAME-SE
O quê: Eletro Vanita, mostra coletiva com curadoria de Rafael Dambros
Quando: sexta-feira, dia 24 de maio, a partir das 19h30min. Visitas até o dia 17 de junho
Onde: Reffugio Art Café, na Casa Paralela (Rua Tronca, 3.483 - Caxias)
Quanto: Entrada franca