São vários os pontos que convergem, ou melhor, os traços que convergem, para mais uma exposição que aborda a natureza-morta. E nunca antes na história de Caxias se tratou tanto de um gênero específico das artes plásticas, que tem reverberado desde a última sexta-feira, com a abertura da mostra Natureza-morta em diálogo, na Galeria Municipal de Arte, da Casa da Cultura, em Caxias.
O ponto de partida foi colocar em cena as obras da Pinacoteca José Antonio e Hieldis Martins e nesta quarta-feira, dia 7, o diálogo se bifurca em duas exposições que se intercomunicam. Interferências em Natureza-morta, abre hoje, às 19h30min, no Salão do Reitor, no Campus 8 da UCS. E a partir das 20h30min, é a vez de o público conferir Naturezas-Mortas e Outras Coisas - Gravuras do Amarp e do Campus 8, na Galeria de Arte, também no espaço da UCS.
Há quem passe uma vida para ter uma obra sua pendurada na parede ao lado de obras de artistas plásticos importantes e reconhecidos. Foi com essa perspectiva que foram idealizadas as mostras. Em Interferências em Natureza-morta, os alunos Evelyn Teixeira Cagliari, Renata Formigheri Pacheco, Ana Carolina Salvi, Juliana Siqueira, Aline Chaves, Luana Lemos, Allef do Prado de Lima e Camila de Souza Cenci compartilham o mesmo espaço com renomados pintores como Carlos Scliar, Fernando Baril e Volpetiz.
— Nossa expectativa era ver como os estudantes iriam interferir com uma nova estética a partir deste gênero clássico e também dar a oportunidade para que eles pudessem expor ao lado de artistas reconhecidos — revela o curador Jacks Ricardo Selistre, doutorando em Artes pela UFRGS.
Aproveitando o mesmo gancho e ampliando ainda mais a imersão visual e estética a partir do gênero, Naturezas-Mortas e Outras Coisas - Gravuras do Amarp e do Campus 8, põe em cena desde a consagrada Regina Silveira, passando por integrantes do Navi, como Mara de Carli e Rita Broomberg Brugger, até alunos do curso de artes como Gelson Soares (foto acima).
— Todas as outras exposições trazem pintura e resolvemos propor uma mostra com a gravura como suporte. Não iremos apresentar apenas obras bidimensionais, mas abordar diferentes formas do processo de impressão como livros, álbuns, objetos e trabalhos em vidro — explica a professora do curso de Artes Visuais da UCS, Mara Galvani, que é ainda coordenadora do Clube de Gravura do Campus 8.
Importante destacar ainda que o Clube de Gravura reúne-se todas as quintas-feiras, desde 2011, e funciona aberto à comunidade e de forma gratuita. Mara é uma das curadoras da mostra Naturezas-Mortas e outras coisas - Gravuras do Amarp e do Campus 8, ao lado da também professora do curso de Artes Visuais Jane Toss De Bhoni e da acadêmica do Bacharelado em Artes Visuais, Mayara Linhar, que é ainda uma das guardiãs do Amarp.
Interferências em Natureza-morta, com obras de alunos da UCS, e Naturezas-Mortas e Outras Coisas - Gravuras do Amarp e do Campus 8, compõe o panorama de uma série de exposições com curadoria do grupo Conhecendo Arte. As próximas agendas são Natureza-morta - seleção da colecionadora Vera Vanin, com obras do acervo da Galeria Arte Quadros, que abre dia 17, e Eletro Vanita, no Reffugio Art Café, dia 24. Retrospectiva Júlio Andreazza, a ser exposta no Colavoro Sanvitto, ainda está sem data definida, pois o espaço está em finalização das obras de restauro.
PROGRAME-SE
O quê: "Interferências em Natureza-morta", obras da Pinacoteca José Antônio e Hieldis Martins e alunos da UCS
Quando: Abertura hoje, às 19h30min. Visitações até o dia 30 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min
Onde: Sala do Reitor, do Campus 8 da UCS
Curadoria: Jacks Ricardo Selistre e Guadalupe Bolzani
Agendamentos para visitas: (54) 3289.9000
PROGRAME-SE
O quê: "Naturezas-mortas e outras coisas, gravuras do Amarp e do Campus 8"
Quando: Abertura hoje, às 20h30min. Visitações até o dia 30 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min
Onde: Galeria de Artes do Campus 8 da UCS
Curadoria: Mara Galvani, Mayara Linhar e Jane de Bhoni
Agendamentos para visitas: (54) 3289.900
Leia também
Conheça o Projeto Sótão, que grava clipes independentes
Agenda: Peninha apresenta a montagem "Não Vai Cair no Enem" na quinta, em Caxias
Abre quinta-feira a exposição "A Jornada", do fotógrafo Lucas Lermen, no Ordovás
Adriana Antunes: sistema perverso