Fazia algum tempo que o recifense Lindenberg Farias, 21 anos, procurava algum evento alusivo ao Dia da Toalha pela Serra. Morando em Farroupilha há quase cinco anos, ele encontrou sua turma neste sábado à tarde, no Reffugio Art Café, em Caxias. A iniciativa ocorre anualmente para homenagear o autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams, e consequentemente, celebrar o amor pela cultura pop, nerd e geek. Lindenberg teve acesso ao evento pela primeira vez e já saiu com uma menção honrosa na competição de cosplay. Ele desfilou vestido de Homem-Aranha.
— Conheço a data e sempre ia em encontros deste tipo lá em Recife. Quando vi que ia ter aqui, pensei "tenho que participar" — disse, animado.
O desfile costuma ser o ponto alto do Dia da Toalha, e que nesta sexta edição contou com a participação de 10 cosplayers. O mais novo deles foi Miguel Felipetto de Oliveira, 10 anos, que foi exibir a fantasia de Naruto recebida de presente pela mãe, a professora Magda.
— Ele gosta bastante deste mundo de anime, de heróis, lê bastante. Eu apoio, acho que temos que valorizar a cultura e os artistas locais que se movimentam para isso acontecer, temos que prestigiar — incentivou Magda.
Também em família estavam duas personagens que chamaram bastante atenção durante o desfile de cosplay. Aparecida Pinheiro, 47, e Dieniffer Ferrão, 17, mãe e filha moradoras de Caxias, homenagearam a série A Casa de Papel. Enquanto a adolescente vestiu-se como uma das personagens da série, a mãe representou o sentido literal do título da série desfilando por lá com uma fantasia de papelão — também conhecida como "cospobre" pela simplicidade.
— Fizemos tudo hoje de manhã, fomos no mercado pedir caixa de papelão e depois montamos. As ideias são todas dela — disse a bem-humorada costureira Aparecida, apontando para a filha.
Vencedora do primeiro lugar no desfile, a estudante de Publicidade Lúcia Pezzi, 20, homenageou a série Star Wars, uma das favoritas entre os cosplayers. Ela participou pela primeira vez e usou uma fantasia que pertence ao grupo do qual faz parte, o Posto Avançado Caxias - Star Wars.
— Vim vestida de caçador de recompensas, mas a recompensa real é poder ver a alegria do pessoal, tirar foto com as crianças — festejou ela.
O Dia da Toalha em Caxias é uma iniciativa independente da curadora de arte Mona Carvalho, do artista plástico Rafael Dambros e do ilustrador Wagner Carsten. Cerca de 150 pessoas participaram do encontro deste ano, que também contou com mostra de quadrinhos, esculturas, miniaturas, etc.
— A ideia é não deixar o dia 25 de maio passar em branco e valorizar quem gosta e trabalha com isso. Além disso, encontros assim sempre acabam aproximando as pessoas da arte e isso é muito bom — justificou Mona.