Paulo Ribeiro era apenas um menino franzino brincando pelas ruas da Vila Pinto, na pacata Bom Jesus, quando o jornalista norte-americano Hunter Thompson (1937-2005) desbravou as estradas yankees ao lado de uma famosa gangue de motociclistas. Nascia ali Hell’s Angels: Medo e Delírio Sobre Duas Rodas (1966), um dos grandes marcos do jornalismo literário, gênero em que o autor abandona as limitações do texto objetivo para mergulhar no relato das experiências vividas.
Décadas mais tarde, com 30 anos de carreira, uma porção de prêmios literários na bagagem e os cabelos grisalhos anunciando o despertar da maturidade, Ribeiro credita a Thompson sua inspiração para o jornalismo “confesso que vivi”, estilo presente nas 45 crônicas de Os Bonjas Também Amam. Com ilustração de capa do artista plástico Josias Silveira, o livro será lançado neste sábado (6), em sessão de autógrafos na Livraria do Maneco.
Na quarta obra dedicada à terra natal — as anteriores foram Quando Cai a Neve no Brasil (2004), Bonja (2013) e Bonjeanas (2017) —, o autor recorre à oralidade típica dos causos do interior para eternizar seus conterrâneos de origem humilde, como a parteira Giovana, o pedreiro-massagista Ercelino e o boêmio Tio Purça. É exatamente nessa habilidade de dar voz às figuras humanas que não têm suas histórias contadas em nenhum outro lugar que reside o principal trunfo narrativo da coletânea:
— Existe uma tendência de relacionarem Bom Jesus aos rodeios, aos fandangos, ao tradicionalismo gaúcho. Mas Bom Jesus não é só isso. A cidade tem uma comunidade negra muito forte, com identidade própria. A minha Bom Jesus é a da Vila Pinto. Os meus amigos eram os mais humildes, pessoas que não escutavam gaita e nem participavam de rodeios. É o outro lado de Bom Jesus — conta o autor.
Com título inspirado no faroeste Os Brutos Também Amam (1953), de George Stevens, o livro surge como resposta aos pedidos do público para uma nova obra sobre os personagens comuns da “Noiva do Sol”, além do desejo do próprio autor em retomar a temática que tanto o fascina.
— Bom Jesus é uma fonte (de inspiração) que não vai secar jamais. Vou morrer com ela. Não posso prometer um novo livro falando diretamente de Bom Jesus, mas sem dúvidas é um poço fértil. Tive a sorte de nascer num ambiente que me deu muitas histórias de bandeja.
Ao mesclar relatos por vezes cômicos, por vezes melancólicos, Os Bonjas Também Amam compõe, sobretudo, um painel essencialmente humano. Mais um desses presentes que somente as asas imaginativas da literatura podem proporcionar.
PROGRAME-SE
:: O quê: lançamento do livro Os Bonjas Também Amam, de Paulo Ribeiro.
:: Quando: neste sábado (6), às 10h. O lançamento também contará com apresentação do acústico Bruna e Felipe, às 10h30min.
:: Onde: Livraria do Maneco (Rua Marechal Floriano, 879), em Caxias do Sul.
:: Quanto: livro à venda no local por R$ 25.
:: Informações: pelo telefone (54) 4009-7133.
:: Os Bonjas Também Amam terá sessão de lançamento em Bom Jesus no próximo sábado, dia 13. A obra será autografada a partir das 20h, no Clube Fátima.