Contação de histórias, oficinas de produção, espetáculo musical, sessão de cinema e, claro, muita diversão. Essa é a tônica da 1ª Festa do Livro Infantojuvenil, que promete movimentar o Centro de Cultura Ordovás na tarde deste domingo. O foco? Incentivar a imersão de crianças e adolescentes no instigante universo da literatura. Organizado pela Secretaria da Cultura, o evento encerra as atividades alusivas ao Dia Nacional do Livro Infantil e ao Dia Mundial do Livro, comemorados respectivamente em 18 e 23 de abril.
— Será uma tarde de festa. Por isso programamos diferentes atividades que englobam a temática do livro e seus diferentes públicos. E nada melhor do que envolver a família inteira — ressalta a diretora do Ordovás e responsável pela organização do evento, Claudete Travi.
A primeira página dessa história será escrita às 15h, com troca de livros infantojuvenis e contação de histórias no jardim do Centro de Cultura, uma forma de ocupar o charmoso ambiente externo da antiga Cantina Antunes. No mesmo horário, o público poderá assistir ao divertido longa francês O Pequeno Nicolau (2009) ou participar das oficinas de ilustração, com a dupla Gio e Doug, e produção de marcadores de página, com Adriana Antunes.
— O contato com os livros também é uma experiência estética. Quando se fala em literatura, também é preciso dar-se conta da sensibilidade das ilustrações, da textura do papel, do cheiro das páginas. É nesse contexto que entram os marcadores, que representam as pausas da leitura, as pausas que damos na vida para dedicar tempo aos livros. O envolvimento imaginário com a literatura engloba todo esse contexto estético — reflete Adriana.
Na sequência, às 15h30min, crianças e adolescentes poderão participar de visitação guiada às duas exposições em cartaz no Ordovás: Aorista, de Andressa Cantergiani, e Varal, de Fabio Varela. Ou seja, por mais que a literatura seja a protagonista, a Festa do Livro Infantojuvenil quer se apresentar como porta de acesso a outras manifestações artísticas.
Vale destacar ainda que o evento dialoga com a proposta de ampliar a utilização do Ordovás nos finais de semana — sobretudo aos domingos, quando as opções gratuitas de lazer são escassas em Caxias do Sul.
— Além das galerias de arte e do Zarabatana Café, que já funcionam nos finais de semana, nossa proposta é ampliar ações para que o Centro de Cultura esteja mais aberto à comunidade. A gente quer que as pessoas se apropriem desse espaço. Por isso, no decorrer do ano, ainda teremos a Festa Julina, um evento alusivo ao início da primavera, o aniversário do Ordovás e também uma ação de Natal. Todos em domingos — antecipa Claudete.
Por fim, às 16h30min, o músico Samuel Sodré comanda o espetáculo Magia dos Sons, que promete encantar a garotada na Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto, um prato cheio para boas histórias.
SERVIÇO:
:: O quê: 1ª Festa do Livro Infantojuvenil.
:: Quando: neste domingo, às 15h.
:: Onde: Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312), em Caxias do Sul.
:: Quanto: todas as atividades são gratuitas, mas sugere-se a doação de um livro infantojuvenil em bom estado.
:: Informações: pelo telefone (54) 3901-1316.
Programação:
15h
:: Contação de histórias com a equipe da Biblioteca Pública Municipal, no jardim do Ordovás (em caso de chuva, atividade será no hall da sala de cinema). Público: crianças de 0 a 6 anos.
:: Exibição do filme O Pequeno Nicolau (França, 2009, 90 minutos), na Sala de Cinema Ulysses Geremia.
:: Oficina de produção de marcadores de página, com Adriana Antunes, no hall de acesso ao segundo andar. Público: crianças de 7 a 10 anos.
:: Oficina de ilustração, com Gio e Doug, no jardim do Ordovás (em caso de chuva, atividade será no hall do mezanino). Público: crianças de 11 a 16 anos.
:: Livro livre: leitura e troca de livros, no jardim do Ordovás.
15h30min
:: Visita guiada às exposições Aorista, de Andressa Cantergiani, e Varal, de Fabio Varela. Inscrições no local.
16h
:: Visita guiada ao memorial da antiga Cantina Antunes, no hall do Ordovás. Inscrições no local.
16h30min
:: Espetáculo musical Magia dos Sons, com Samuel Sodré, na Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto.